Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Polícia Civil lança programa para tirar mulheres do ciclo de violência

Para a chefe de Polícia, Nadine Anflor, o trabalho constante da instituição para ampliar o acolhimento às mulheres beneficia e dá força para elas.

Ascom PC
por  Ascom PC
10/08/2021 21:43 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O novo programa de enfrentamento à violência contra a mulher, lançado pela Polícia Civil nesta terça-feira (10/8), é composto por três grandes eixos de defesa. Intitulada Polícia Civil por Elas, a iniciativa visa à prevenção de crimes contra a mulher e o empoderamento pessoal e profissional delas.

Para a chefe de Polícia, Nadine Anflor, o trabalho constante da instituição para ampliar o acolhimento às mulheres beneficia e dá força para elas. “O programa reúne toda a estrutura que a instituição já dispõe no enfrentamento à violência contra a mulher e busca parcerias na iniciativa privada para ajudar na luta contra esse tipo de crime”, explica.

Nadine disse que o programa reúne a estrutura da PC no enfrentamento à violência contra a mulher e também busca parcerias - Foto: Divulgação PC

Umas das iniciativas mais expressivas que integram o programa é a implantação sequencial de Salas das Margaridas, que são espaços reservados, privativos e acolhedores onde ocorrem registros de ocorrências policiais, oitivas das vítimas e solicitação de medidas protetivas de urgência, além das demais ações que fazem parte da Lei Maria da Penha. Atualmente, existem 40 dessas salas em todo o Estado, e a previsão é de inaugurar mais uma na sexta-feira (13/8), na Delegacia de Polícia de Ibirubá.

Outro eixo é a elaboração de atividades preventivas, como palestras em instituições públicas e privadas e ações de orientação à população. A iniciativa deverá incluir ações presenciais e virtuais do Programa Papo de Responsa e atividades culturais, a exemplo de exposição fotográfica e momentos musicais.

O terceiro eixo tratará do empoderamento pessoal e profissional das mulheres. Nesse sentido, uma das iniciativas parte do projeto Elas por Elas, iniciado pela Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Novo Hamburgo. Em parceria com academias e escolas de artes marciais, mulheres vítimas de violência doméstica aprendem noções gerais sobre técnicas de defesa pessoal e encontram nas colegas de turma o apoio de pessoas que passaram o mesmo que elas.

“Queremos promover o empoderamento dessas mulheres, sua socialização e a consequente melhora da autoestima”, pontua Nadine. Nos próximos dias, o projeto será implementado nas Deams de Viamão e Bento Gonçalves. No futuro, a ideia é que todas as 23 Deams do Estado integrem a rede do Elas por Elas.

Também foi criada uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para capacitação de profissionais da área da saúde e da beleza para identificar os tipos de violência e orientar as clientes de como ter acesso aos serviços da rede de proteção à mulher.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE