Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Segurança

Polícia deflagra operação em reservas de Nonoai e Rio dos Índios

Ação contou com apoio aéreo da divisão de fronteira da polícia militar de Santa Catarina.

Redação AU Online / Divulgação
por  Redação AU Online / Divulgação
05/07/2022 16:12 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Mais de 50 policiais deflagraram na manhã desta terça-feira (5) nas cidades de Nonoai e Rio dos Índios a operação KANHKÃ PŪR, que em Kaingang significa “Aurora”.

Objetivo da ação foi cumprir mandados de prisão expedidos pela Justiça contra indígenas que moram na reserva do Capinzal, entre os dois municípios e que teriam envolvimento com crimes de homicídio, tráfico de drogas e roubos.

Segundo o Delegado Enio Roberto Tassi, titular da investigação, no dia 21 de fevereiro de 2022 ocorreu o homicídio do indígena Elisandro da Rosa, no interior da aldeia do Capinzal.

O trabalho investigativo apurou que os autores do crime seriam indígenas da mesma reserva, que estariam ligados a outros crimes como o tráfico de drogas no interior da aldeia, e roubos com emprego de armas de fogo, consumados por toda a região.

Crime organizado dentro da aldeia

Durante a investigação verificou-se ainda a existência de uma associação criminosa, envolvendo moradores da aldeia, voltada à prática desses crimes, em especial o tráfico de drogas.

Prisões

De acordo com a polícia nas ações de hoje foi preso em flagrante delito, pelo crime de posse ilegal de arma de fogo, um homem de 55 anos. Na casa do acusado os policiais localizaram uma espingarda calibre 12 em situação irregular, além de 51 cartuchos compatíveis.

Durante a lavratura dos documentos pertinentes, a Autoridade Policial arbitrou fiança ao preso, a qual restou satisfeita, permitindo ao acusado responder pelo delito em liberdade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE