Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Polícia Federal prende um dos maiores traficantes de animais e plantas do mundo

Operação que descobriu os detalhes do esquema e a prisão ocorreu em junho, mas a divulgação só foi autorizada pela Justiça Federal na quarta-feira (14).

Comunicação Social da SR/PF/SP
por  Comunicação Social da SR/PF/SP
15/07/2021 14:01 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

 A Polícia Federal deflagrou, em 18/06, a Operação LESHY, para combater, em atuação conjunta com IBAMA, PRF e INTERPOL, o tráfico internacional de animais silvestres

Por determinação judicial (1ª Vara Federal da Seção Judiciária de Guarulhos/SP), a divulgação da ação, que prendeu um biólogo russo acusado de tráfico de animais, só foi autorizada na última quarta-feira (14/07).

O preso faz parte de uma complexa rede internacional de tráfico de animais silvestres, com relatos de envolvimento em ocorrências em países como Alemanha, República Tcheca, Polônia, Itália, Espanha, Finlândia, Bielo-Rússia, Madagascar, Emirados Árabes Unidos, África do Sul, Nova Zelândia, Austrália, Japão, México, Argentina, Equador, Brasil, Rússia, além de países do sudeste asiático.

O alvo já foi preso, ao menos outras três vezes; com animais silvestres nativos do Brasil, em 2017, no aeroporto de Amsterdã – Holanda; e duas vezes neste ano, no aeroporto de Guarulhos/SP, em janeiro, e no Rio de Janeiro, em junho; sempre com grandes quantidades de lagartos, aranhas, sapos, cobras e insetos.

Com a apreensão de seu passaporte pela justiça brasileira, o alvo foi obrigado a permanecer no Brasil durante o processo. Presume-se que sua atividade criminosa foi mantida através do envio de animais por via postal, o que será apurado com a aprofundamento das investigações.

Os ilícitos penais praticados pelo investigado tiveram repercussão internacional, com a comercialização de espécies ameaçadas de extinção relacionadas na Convenção Internacional CITES da qual a República Federal do Brasil é signatária.

O nome da operação é uma alusão ao deus da mitologia eslava, LESHY, protetor das florestas e dos animais selvagens. No folclore eslavo, acredita-se que Leshy seja trapaceiro e confunda os viajantes que adentram as florestas para caçar os animais. No Brasil, ele pode ser considerado semelhante ao Curupira e ao Caipora.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE