Cidade
Polo de Turismo Judaico será lançado na região de Quatro Irmãos
Evento acontecerá no próximo dia 8 de abril, às 9h15, na Câmara Municipal de Quatro Irmãos.
No próximo dia 8 de abril, às 9h15, na Câmara Municipal de Quatro Irmãos, será realizado um evento presencial, com transmissão online, que apresentará o projeto do polo de turismo judaico na região, idealizado pela Prefeitura Municipal de Quatro Irmãos em parceria com o Instituto Cultural Judaico Marc Chagall.
O Projeto visa recuperar e estruturar o “sítio histórico”, o qual foi o núcleo da antiga Fazenda de Quatro Irmãos, que recebeu no passado (início do século XX) cerca de 1.500 famílias de origem judaica provenientes do leste Europeu, amparadas por um programa de colonização, financiado pelo casal Barão Maurice Hirsch, e Baronesa Clara Hirsch.
O projeto visa restaurar o antigo Hospital Leonardo Cohen, pioneiro em saúde na época, hoje transformado em um memorial composto por exposições multimídia com recursos digitais, um site traduzido em português, inglês e hebraico, além de outras edificações como atrativos e pontos de referência, sinalizações urbanas das diversas ruas com nomes de origem judaica e suas trajetórias, e o cemitério de pioneiros.
O turismo histórico - cultural é um dos que mais cresce no mundo, a partir da trajetória da comunidade judaica, tem tomado lugar de destaque com repercussão positiva em diferentes regiões, como no Recife, após o restauro da primeira Sinagoga das Américas, Kahal Zur Israel, e até mesmo na Polônia, em Cracóvia onde um bairro completo foi recuperado após a filmagem de “A Lista de Schindler”, de Steven Spielberg.
O passado desta comunidade judaica espelha desafios do mundo atual, que individualmente buscar desenvolvimento social, econômico, e educacional, servindo de exemplo para a pluralidade da formação brasileira, Riograndense e local, além de unir bases religiosas que tem ponto de encontro entre cristãos e evangélicos.
Quatro Irmãos, está inserido na Região Turística Termas e Lagos e faz parte do elo cooperativo e comercial “Destinos do Norte Gaúcho”, uma marca desenvolvida, unindo os trabalhos do poder público e iniciativa privada, para que coletivamente, os 32 municípios componentes da AMAU, cresçam conjuntamente, apoiando – se uns aos outros. O projeto em questão, além de gerar valor para a região, trará consigo o desenvolvimento de emprego e renda, com fomento para meios de hospedagem, gastronomia e serviços especializados, ganhando visibilidade em âmbito nacional e até mesmo internacional, através de acordos com instituições de Israel e França.
Recentemente o Governo do Rio Grande do Sul assegurou empenho para unir esforços ao projeto, após ter sido apresentado em Brasília, no Senado Federal, com audiências com o Líder do Governo, Senador Jacques Wagner, e o Presidente da CCJ – Comissão de Constituição e Justiça, Senador Davi Alcolumbre.
O evento que será realizado no dia 8 de abril de 2023, às 9h15, na Câmara de Vereadores de Quatro Irmãos, será aberto à população, focando especialmente na participação de autoridades e representantes associativas dos municípios de toda região, assim como profissionais e empreendedores do setor de turismo, hotelaria e gastronomia. Estarão presentes também representantes da comunidade Judaica de Porto Alegre, Erechim, Passo Fundo e São Paulo.
Após o evento, será descerrada placa em homenagem à Imigração Judaica na região, através do Sicredi, em frente a sua nova agência no município, cujo nome é Barão Hirsch.