Cidade

População deve estar atenta ao uso racional de água, alertam secretarias em Severiano de Almeida

Na próxima segunda-feira, dia 22, comemora-se o Dia Mundial da Água

Por Prime Comunicação Publicado em 19/03/2021 13:48 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

Na próxima segunda-feira, dia 22, comemora-se o Dia Mundial da Água. Uma data que tem como objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural.

As Secretarias de Educação, Cultura, Desporto e Turismo e a de Meio Ambiente de Severiano de Almeida lembra a população sobre cuidados importantes que tem que ser tomados por todos, para que haja garantia de abastecimento de água no futuro.

Entre estas medidas está o uso racional da água. Situações simples podem impactar no uso, como reaproveitar água da máquina de lavar para limpeza de calçadas ou uso de água da chuva para irrigação de plantas, por exemplo.

Banhos menos extensos, fechar a torneira enquanto escova os dentes também transformam o uso de água. Além disso, outras situações precisam ser levadas em consideração, como a preservação de nascentes de águas além de manter a mata ciliar em córregos e rios.

Segundo dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a Segurança Hídrica existe quando há disponibilidade de água em quantidade e qualidade suficientes para o atendimento às necessidades humanas, à prática das atividades econômicas e à conservação dos ecossistemas aquáticos, acompanhada de um nível aceitável de risco relacionado às secas e cheias.

Em 2019, mais de dois milhões de pessoas foram afetadas por cheias (alagamentos, enxurradas e inundações) no Brasil, e cerca de 22 milhões de pessoas foram afetadas por secas e estiagens.

Estima-se também que 60,9 milhões de brasileiros já vivem em cidades com risco hídrico. O conhecimento acerca dos usos da água no Brasil vem sendo constantemente ampliado por meio dos levantamentos diretos, dos estudos específicos e dos cadastros de usuários.

De acordo com a ANA, o principal tipo de uso no país, em termos de quantidade utilizada, é a irrigação (49,8%), seguido pelo abastecimento humano (24,3%) e a indústria (9,7%). Juntos, eles representam cerca de 74% da retirada total. Outros usos considerados são o animal (8,4%), as termelétricas (4,5%), o abastecimento rural (1,6%) e a mineração (1,7%).

Parque do Apertado/Divulgação

A Vigilância Ambiental de Severiano de Almeida lembra que ao captar água da chuva, especialmente na cidade, a população deve estar atenta para a correta vedação das embalagens que acumulam a água e também manter limpa as calhas de captação, fazendo com que, não se permita a formação de criadores de mosquito da dengue.

No município, o Parque do Apertado, é banhado pelo lago da Usina Hidrelétrica Itá, no Rio Uruguai, uma das mais importantes reservas ambientais da região Alto Uruguai.

Conteúdo relacionado