Ciência
Por falta de insumos, Fiocruz vai interromper por três dias a produção da vacina AstraZeneca
Segundo a Fiocruz, a interrupção não irá impactar entregas futuras.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou que a produção de vacinas da AstraZeneca ficará parada de quinta-feira a sábado, quando está prevista a chegada de novos lotes de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção de 12 milhões de doses da vacina.
A Aztrazeneca/Oxford garantiu entregas até a terceira semana de junho, de acordo com nota divulgada pela fundação. O anúncio, porém, diminuiu a previsão inicial do Ministério da Saúde, de cerca de 18 milhões de doses produzidas com a remessa.
Segundo a Fiocruz, a interrupção não irá impactar entregas futuras. “O cronograma de entregas permanece semanal, sempre às sextas-feiras, conforme pactuado com o Ministério da Saúde, seguindo a logística de distribuição definida pela pasta”, escreveu a Fiocruz, em nota.
O Instituto Butantan, outro laboratório que produz vacinas no Brasil e que havia paralisado a fabricação pela falta insumos, deve receber lotes de IFA a partir da semana que vem. O Butantan prevê a chegada no dia 26 de maio de 4 mil litros de insumos da China para a produção de cerca de 7 milhões de doses.
A fabricação havia sido suspensa na quinta-feira da semana passada e a última entrega, de 1,1 milhão de doses ao Ministério da Saúde, ocorreu um dia depois.