Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Portaria da SES determina isolamento domiciliar a pessoas com sintomas gripais

Os insumos distribuídos pelo poder público deverão ser ofertados gratuitamente e somente ao público-alvo da campanha.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
20/03/2020 18:44 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

As farmácias privadas que tiverem interesse e estrutura profissional suficiente poderão aplicar doses da vacina que protege contra a Influenza durante o período da Campanha Nacional de Vacinação da Gripe este ano. O período se inicia na próxima segunda-feira (23) e segue até 22 de maio.

A Portaria da Secretaria da Saúde (SES) número 213/2020, que regula a parceria do Governo do Rio Grande do Sul com as farmácias privadas, foi publicada nesta sexta-feira (20). A resolução tem caráter excepcional, em decorrência da pandemia da Covid-19 e da situação de calamidade pública vigente no Estado, e busca evitar aglomerações nos postos de saúde.

Os insumos distribuídos pelo poder público deverão ser ofertados gratuitamente e somente ao público-alvo da campanha.

Profissionais da saúde e idosos são a primeira etapa

Na segunda-feira (23), a Campanha de Vacinação abre para idosos e profissionais da saúde. O segundo grupo, a partir de 16 de abril, é formado por professores e profissionais das forças de segurança e salvamento, além de doentes crônicos. Já na terceira fase, que começa no dia 9 de maio, mesma data do Dia D de mobilização, estão crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Esta é a 22ª edição da campanha de vacinação, que neste ano foi antecipada devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-9), apesar dessa vacina não prevenir contra o novo vírus. Com isso, pretende-se proteger a população contra a influenza além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde. Destaca-se que os sintomas da gripe são semelhantes aos do coronavírus e essa antecipação visa reduzir a circulação de influenza na população.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE