Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Porto Alegre confirma primeiro óbito por dengue

SMS pretende intensificar as ações do Plano de Contingência de Arboviroses

Correio do Povo
por  Correio do Povo
26/03/2024 19:44 – atualizado há 36 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou nesta terça-feira, a primeira morte por dengue ocorrida em Porto Alegre em 19 de março. Trata-se de uma mulher de 37 anos, sem comorbidades, residente da Capital. De acordo com o painel de acompanhamento da prefeitura, o número de casos confirmados da doença na cidade em 2024 chega a 1.034 até esta terça-feira. Novo boletim epidemiológico será divulgado na próxima segunda-feira, 1º de abril.

Com a confirmação do óbito, o município passa para o nível 3 de resposta do Plano de Contingência de Arboviroses (que vai de 0 a 3). Isso significa intensificar ações previstas pela Vigilância em Saúde, Atenção Primária à Saúde, urgências e emergências, atenção hospitalar, assistência laboratorial, regulação e demais diretorias da SMS, além das ações intersetoriais do Executivo.

“Vamos reforçar o monitoramento de pacientes suspeitos nas emergências e priorizar o atendimento dos casos suspeitos, iniciando medidas de hidratação com soro e coleta laboratorial, além de revisar estoque de insumos, já que a demanda tende a aumentar”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.

Ações 

Desde o final de 2023, a SMS tem mobilizado a rede assistencial para o diagnóstico precoce e manejo clínico adequado para pacientes suspeitos de dengue, incluindo a priorização de atendimentos e hidratação o mais breve possível já na suspeita da infecção. Além da capacitação dos profissionais, a prefeitura adotou, em 2023, um sistema de notificação on-line para dinamizar a investigação epidemiológica e laboratorial, em parceria com a Procempa - Empresa de Processamento de Dados do Município. Também foi ampliado o número de pontos de coleta de exames laboratoriais na Atenção Primária, conforme as áreas de maior incidência da doença e as regiões da cidade com maior classificação de risco para 2024.

As redes de farmácias que atualmente dispõem de testagem de dengue também foram capacitadas para a notificação de todos os casos suspeitos no sistema desenvolvido pela Procempa, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia.

Os estoques de medicamentos, soros de reidratação e outros insumos necessários para a assistência aos casos suspeitos e/ou confirmados também foram ampliados, além da distribuição de repelentes.

Foto: Cristine Rochol / Prefeitura de Porto Alegre / CP

Articulação - Dentre todas as ações previstas no Plano de Contingência, a articulação intersetorial com as secretarias e departamentos municipais é fundamental para sua parte no controle e eliminação de criadouros, com realização de atividades ao longo das semanas e, também, mutirões aos finais de semana.

As atividades dos Agentes de Combate a Endemias, da Fiscalização Ambiental e dos técnicos que coordenam atividades em campo priorizam as áreas da cidade com maior incidência de casos confirmados. O Exército Brasileiro atua em parceria e reforço nas visitas às comunidades.

Os bloqueios químicos, com borrifação de inseticidas, estão acontecendo e são acionados conforme análise técnica da equipe responsável pela vigilância do Aedes aegypti, também considerando, prioritariamente, o cenário epidemiológico e a confirmação de casos de dengue. A pulverização de inseticida busca diminuir a população de mosquitos adultos e a transmissão viral. “Não se trata de um serviço de ‘desinsetização’”, enfatiza a diretora da Vigilância em Saúde, Evelise Tarouco.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE