Cidade
Pouco do eclipse solar deste sábado poderá ser visto pelos gaúchos
Um eclipse solar será visível em todo o Brasil neste sábado, 14 e em alguns locais do país - nas regiões Norte e Nordeste - será possível ver o eclipse completo. Os gaúchos vão poder ver entre 10% e 30%, somente.
O Brasil vai poder acompanhar neste sábado (14) o eclipse anular do Sol e nas regiões Norte e Nordeste será possível ver o eclipse completo. No restante do país, o fenômeno será parcial. Quem olhar para o céu verá o Sol "mordido" pela Lua. Os gaúchos vão poder ver entre 10% e 30%, somente.
Esse fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, e o seu diâmetro aparente está menor do que o Sol. Como a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, cria-se um "anel de fogo" no céu.
ATENÇÃO:
Nunca olhe diretamente para o Sol. Um eclipse solar só pode ser observado com óculos específicos para a visualização do fenômeno, filtro especial ou olhando para o reflexo do Sol. Nada de usar placas de raio X, filmes fotográficos, celulares ou outros artefatos.
Nasa transmite eclipse solar direto de Juazeiro do Norte
Uma equipe da Nasa vai transmitir o eclipse solar direto de Juazeiro do Norte, interior do Ceará. A cidade localizada no sul do estado é um dos melhores locais para acompanhar o fenômeno.
Transmissão será feita pelo site oficial da Nasa e pelo canal no YouTube da agência espacial. Haverá ainda a colaboração do Observatório Nacional e do Planetário Rubens de Azevedo, que pertence ao Centro Dragão do Mar.