Agro

Práticas para agricultura sustentável são debatidas em evento em Áurea

A atividade teve como público alvo agricultores, técnicos e estudantes e tratou dos Bioinsumos, Micro-organismos Eficientes e Homeopatia Agrícola.

Por Terezinha Vilk/Emater/RS Publicado em 03/07/2023 10:18 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

Na quinta-feira (29/06), foi realizado um evento focado na disseminação de práticas agroecológicas e sustentáveis para a agricultura, promovido pela Emater/RS-Ascar, por meio do Escritório Regional de Erechim, Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap), UFFS (Universidade Fronteira Sul), Centro de Apoio ao Pequeno Agricultore (Capa), Sutraf e Cooperativa Cresol. A atividade, realizada na pousada Mamucha, teve como público alvo agricultores, técnicos e estudantes e tratou dos Bioinsumos, Micro-organismos Eficientes e Homeopatia Agrícola

Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar

Após a abertura, o professor Alfredo Castamann, da UFFS, ministrou uma palestra sobre o uso dos Bioinsumos e Micro-organismos Eficientes na Agricultura, compartilhando conhecimentos sobre as vantagens do uso dos bioinsumos, em especial do Azospirillum, que atua como promotor de crescimento das plantas, inoculador de Nitrogênio e também no aumento da solubilidade do Fósforo.

Na sequência, o extensionista da Emater/RS-Ascar e engenheiro agrônomo Carlos Angonese abordou os protocolos para a instalação de uma biofábrica de microrganismos na propriedade rural, enfatizando as regulamentações e normativas relacionadas ao tema e mostrou os equipamentos necessários para multiplicar os micro-organismos, além dos custos da implementação da biofábrica. Ele salientou também que os produtos multiplicados on farm (na propriedade) têm vida útil menor e necessitam ser aplicados na lavoura ou na semente em até cinco dias após a multiplicação. Angonese observou que os Bioinsumos são organismos vivos usados para promover o crescimento das plantas, incorporar Nitrogênio, solubilizar Fósforo e controlar outros organismos (pragas ou causadores de doenças). Prática que associada à Homeopatia agrícola poderá produzir um modelo de agricultura mais equilibrado e em harmonia com o meio ambiente.

No período da tarde, os participantes tiveram a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido através de uma oficina de captura de micro-organismos, realizada na propriedade do agricultor Jean Cristian Boukounga, que conduziu os presentes nesta atividade.

A professora Tarita Cira Deboni, também da UFFS, ministrou uma palestra seguida de uma oficina sobre Homeopatia Agrícola. Os participantes aprenderam sobre os princípios e os benefícios da homeopatia aplicada à agricultura, para o cultivo de plantas de forma mais saudável e sustentável.

A iniciativa foi considerada um sucesso pelos participantes, que tiveram a oportunidade de entrar em contato com temas relacionados à agroecologia e sustentabilidade, muitos pela primeira vez. O evento proporcionou um ambiente propício para a troca de conhecimentos e o estabelecimento de redes de apoio entre agricultores, técnicos e estudantes interessados em promover uma agricultura mais consciente e responsável.


Conteúdo relacionado