Rio Grande do Sul
Prefeito de Erval Grande integra comissão que busca liberar criação de peixes nas águas dos lagos do Rio Uruguai
Proposta é fomentar a criação de tilápias em tanques-redes nos lagos formados pelo Rio Uruguai na região da AMAU.
O Prefeito de Erval Grande, Suzinei Schneider disse não ver razões para persistir a proibição de acesso de moradores ribeirinhos ao lago formado no Rio Uruguai pela Hidrelétrica Foz Chapecó.
O prefeito garante que vai lutar com todos os recursos disponíveis para que, a exemplo do que acontece no lago de Furnas, em Minas Gerais, aqui também as águas dos alagados das hidrelétricas possam ser usadas para a criação de tilápias em tanques-redes.
Os prefeito, que recentemente conheceram esse processo de criação de peixes em Minas Gerais, afirmam que o sistema não cria nenhum tipo de problema ambiental e pode contribuir com a requalificação e a independência econômica de centenas de famílias de agricultores.
O presidente da AMAU, prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, criou uma comissão na FAMURS que já trata do assunto junto ao Ministério Público Federal e instituições governamentais, na tentativa de liberar o uso das águas também do lago da Hidrelétrica de Itá.
O prefeito de Erval Grande, que integra essa comissão, reafirma o propósito da busca pela liberação das águas dos lagos no Rio Grande do Sul, para tornar o estado autossuficiente na produção de peixes em água doce.