Cidade
Prefeito Polis apresenta projeto de Transformação Digital de Erechim em encontro virtual das Cidades Digitais
Na ocasião, ele destacou os avanços em cada uma das 12 secretarias municipais e os impactos sociais, econômicos e culturais deste processo que traz mais agilidade, eficiência e transparência aos serviços públicos
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, participou de um encontro virtual, nesta terça-feira (18), promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), com prefeitos, gestores e servidores da região Norte do Rio Grande do Sul, para falar sobre modernização dos serviços públicos. Em abril deste ano, o prefeito, Paulo Polis, recebeu o prêmio Prefeito Inovador 2023, no Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes, em Bento Gonçalves, em evento promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) pelo projeto da Transformação Digital, que atingiu a marca de 72% dos serviços públicos on-line, via site ou aplicativo SysCidadão.
Participaram, também, o presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi; presidente da Amau e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda; presidente da Amunor e prefeito de Ibiraiaras, Douglas Rossoni; CEO fundador da System Sistemas de Gestão, Paulo Zanoello; e, o gerente de Operações da Digifred Sistemas, Adilson Oliveira.
A 3ª onda da Transformação Digital
“Estamos caminhando para a Cidade Digital, avançando na modernização e eficiência dos serviços de todas as secretarias municipais. As soluções digitais e a integração de sistemas permitem otimizar processos internos, aprimorar serviços oferecidos aos cidadãos e promover maior transparência na gestão pública. Nossa administração está comprometida em investir em infraestrutura tecnológica e capacitação para consolidar a Transformação Digital em todas as esferas municipais”, explica o prefeito, Paulo Polis.
Saúde
Na área da saúde, explica o prefeito, o município está implantando o sistema em nuvem e reduzindo o uso de papel nos encaminhamentos de consultas especializadas. “Por exemplo, os pacientes não precisam mais comparecer na secretaria para agendar consultas especializadas, porque tudo é feito de forma eletrônica entre a secretaria e a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência”.
Cultura
“Na Secretaria de Cultura fizemos a atualização do Sistema da Biblioteca, os leitores não precisam mais de carteirinhas físicas para retirar os livros, e a reserva de livros pode ser feita pelo sistema”, explica o prefeito.
Assistência Social
“Na Assistência Social, vamos disponibilizar aos migrantes, no site oficial do município, um PORTAL, na língua nativa, que pode ser inglês, francês ou espanhol, para solicitação de documentos e acompanhamento de vagas de trabalho no município”, comenta.
Educação
“Na área da educação implantamos a robótica educativa, um sistema digital para matrículas e rematriculas e o aplicativo para consulta de notas, faltas e avisos dos alunos”, afirma.
Meio Ambiente
Segundo o prefeito, a Secretaria de Meio Ambiente foi a primeira a ser 100% digital em que todos os serviços e processos são realizados via sistema.
Desenvolvimento Econômico
Recentemente, comenta o prefeito Polis, o município inaugurou o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), espaço que visa desenvolver os ecossistemas de inovação, integrando quatro pilares, Poder Público, iniciativa privada, academia (universidades e institutos) e entidades.
Planejamento
“Iniciamos a 3a etapa da implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), somos um dos primeiros municípios do Estado a fazer este processo, que é essencial para segurança de todas as informações que a prefeitura utiliza e armazena e, principalmente, preservar a privacidade de cada cidadão”, observa o prefeito Polis.
Gestão e Governança
“Temos uma secretaria para cuidar da pauta digital, criamos o Gabinete de Transformação Digital e o Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, com um representante de cada secretaria, com reuniões semanais para medir e avaliar a evolução da informatização dos serviços públicos, que crescem a cada mês, por exemplo, o 1º semestre de 2023 registrou média de 82% de solicitações on-line”, destaca o prefeito.
Fazenda
A Secretaria da Fazenda trabalha com o IPTU Digital e o pagamento via PIX, que trouxeram bons resultados na redução de custos e agilidade no pagamento.
Agricultura
“Na questão da agricultura, levamos a internet para 34 comunidades rurais, contemplando a quase totalidade da área rural do município, oportunizando tecnologia, acesso à cultura e ao conhecimento e, principalmente, bem-estar às famílias rurais”, destaca o prefeito Polis.
A Transformação Digital é coordenada pela Secretaria de Gestão e Governança e o Gabinete de Transformação Digital e envolve o trabalho integrado de secretários, servidores e Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI).
No link a seguir, toda apresentação: