PAUTA DA AMAU
Prefeitos centralizam pauta de demandas a espera de Eduardo Leite
Governador vem a região dia 23 para a abertura oficial da colheita do milho em Paulo Bento. O Prefeito Evandro Baratto vai ser anfitrião da assembleia da AMAU com presença do governador.
Os prefeitos da AMAU tiveram um longo encontro nesta quarta-feira (15) com a secretária executiva de Relações Institucionais do Governo do Estado, Paula Mascarenhas.
O prefeito Delfim, de Marcelino Ramos, presidiu a primeira reunião de trabalho depois de assumir a presidência da Associação dos Municípios do Alto Uruguai.
Além dos prefeitos, algumas instituições também foram convidadas a apresentar demandas que farão parte do pacote a ser entregue ao governador na assembleia da AMAU em Paulo Bento, no próximo dia 23: Fecomércio/Sindilojas, Fundação Hospitalar Santa Terezinha, Escritório Regional de Turismo, Reintegração do Norte Gaúcho e o Sindicato Rural. O presidente da FAMURS, Marcelo Arruda acompanhou o encontro e reforçou as demandas da região que serão entregues a Eduardo Leite na primeira visita do ano que o governador fará a região no dia 23 próximo.
O Prefeito Delfim, que preside a AMAU, lembrou que “o governo do Estado tem sido muito presente com esta região e tem trazido muitas conquistas. Em 2019, por exemplo, 10 municípios não tinham ligação asfáltica. Hoje são quatro deles. E a AMAU está unida para fazer com que todos os municípios do Alto Uruguai tenham ligação asfáltica”, sublinhou.
A secretária executiva de Relações Institucionais do Governo do Estado, Paula Mascarenhas explicou que a sua missão é ser um canal mais direto do governo do Estado com os municípios, com as demandas regionais. Esse trabalhou como secretária iniciou pelo Alto Uruguai.
Se disse feliz em ver associação bastante coesa. “Estou aqui para otimizar a vinda do governador e apresentar a ele as demandas que são estratégicas para a região, como é a questão do acesso asfáltico para os municípios de Quatro Irmãos, Faxinalzinho, Entre Rios do Sul, Benjamin Constant do Sul. Essa é uma pauta fundamental para o governo do Estado”. Ela também manifestou ficar impactada com a situação do hospital parabenizando por conseguir manter um hospital 100 % SUS com o grande desafio de ter recursos para custeio.
Demandas apresentadas:
ACCIE
Mão de obra - Acessos asfálticos (Quatro Irmãos e Entre Rios do Sul; Benjamin Constant do Sul e Faxinalzinho e também Campinas do Sul); - duplicação da ERS 135 – Pavimentação da ERS 477 (Centenário e Carlos Gomes) - Contratação de médico legista para o IPG
Hospital Santa Terezinha
Garantia para custeio e capacidade de investimentos
Escritório Regional de Turismo da Região Termas e Lagos
Apoio aos projetos incluídos na Consulta Popular para desenvolver o turismo regional
Reintegração do Norte Gaúcho
85 km de pavimentação para finalizar os dois grandes corredores de desenvolvimento do norte do Rio Grande ligando a Amau à Amunor e Amzop, sendo que um deles passa pelos municípios de Campinas do Sul, Entre Rios do Sul e Marcelino Ramos.
Também estão incluídas nas demandas, a ligação do município de Erebango à ERS 135 e a continuidade da ligação asfáltica entre a ERS 491 (Marcelino Ramos) à BR 153.
Assista entrevista: