Prefeitura de Erechim celebra os 35 anos do SUS com reconhecimento à saúde pública e aos profissionais

Evento destacou a importância do Sistema Único de Saúde na vida dos brasileiros e reafirmou o compromisso do município com a ampliação e qualificação dos serviços oferecidos à população.

Por Comunicação PME Publicado em 19/09/2025 11:12 - Atualizado em 19/09/2025 11:18

Nesta semana, a Prefeitura de Erechim promoveu um encontro especial para celebrar os 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), instituído pela Constituição Federal de 1988 e reconhecido como uma das maiores políticas públicas do mundo. A equipe da Secretaria Municipal da Saúde reuniu-se na Prefeitura para destacar a relevância do sistema e reafirmar o compromisso de continuar fortalecendo a saúde pública no município.

O SUS é responsável por atender cerca de 190 milhões de brasileiros, em mais de 5 mil municípios. Estima-se que 80% da população dependa exclusivamente da rede pública, que abrange desde o atendimento básico, como vacinação e consultas em Unidades de Saúde, até procedimentos de alta complexidade, como transplantes.

Em Erechim, a rede municipal de saúde conta com 12 Unidades Básicas, programas de prevenção e promoção à saúde, além de serviços de média e alta complexidade que beneficiam não apenas os moradores do município, mas também da região.

Usuárias do SUS compartilharam a importância do sistema para a saúde da população. A moradora de Erechim, Sidineia Corradini ressaltou. "O SUS é muito importante, pois ajuda muitas pessoas. Gosto muito do serviço que ele oferece, e acredito que é fundamental para a saúde pública."

Maria Elisa Rossarolla destacou a qualidade do atendimento."O SUS é essencial. Oferece bons serviços, com qualidade, atendimento humanizado e uma equipe altamente qualificada."

O secretário de Saúde, Vianei Mueller, destacou a dimensão histórica da data. “Estamos falando de um sistema que garante acesso universal, gratuito e integral à saúde. O SUS é sinônimo de cidadania, e em Erechim temos avançado muito na Atenção Primária e nos serviços especializados, sempre com o objetivo de cuidar das pessoas e ampliar a qualidade de vida.”

O prefeito Paulo Polis reforçou a importância do SUS para a vida dos brasileiros. “Celebrar os 35 anos do SUS é reconhecer um patrimônio do povo. É graças a ele que milhões de cidadãos têm atendimento garantido, independentemente da sua condição econômica. Em Erechim, seguimos trabalhando para qualificar a rede de serviços e valorizar os profissionais que fazem a saúde acontecer diariamente.”

A celebração foi marcada por reflexões sobre os desafios enfrentados ao longo da trajetória do SUS e pelas conquistas que transformaram o modelo de saúde no Brasil, com destaque para a universalidade, equidade e integralidade no atendimento.