Cidade
Prefeitura de Erechim dispensa uso de máscara em todos os locais fechados
Erechim alcançou mais de 95% da população com o esquema vacinal completo. Decisão inclui hospitais, serviços de saúde, farmácias e transporte público.
Com o total de 87.981 pessoas imunizadas com as duas doses da vacina contra a Covid-19, a Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Administração, publicou o Decreto 5.448, de 30 de abril de 2022, que autoriza a adequação das regras de segurança quanto ao uso de máscaras de proteção individual.
De acordo com o documento, havendo amparo legal, fica dispensado o uso obrigatório de máscara de proteção individual para circulação em espaços fechados públicos e privados acessíveis ao público, estabelecimentos de ensino e demais locais fechados de uso coletivo, incluindo hospitais, serviços de saúde, farmácias e transporte público.
Para a publicação do decreto foram levadas em conta a redução dos casos ativos, internações e óbitos, além dos altos índices de vacinação e da disponibilidade de vacinas para todos os públicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
De acordo com o prefeito de Erechim, Paulo Polis o fato de Erechim ter alcançado mais de 95% da população (com idade acima de cinco anos) com esquema vacinal completo é a prova de que as estratégias de vacinação da Prefeitura foram bem-sucedidas.
“Levamos a imunização a sério. Tomar vacina em Erechim é muito fácil, é só querer”, disse Paulo Polis. O prefeito ainda complementa: “Em 2021, investimos nossos esforços no combate à Covid-19. Isso nos trouxe garantia para termos um ano de 2022 um pouco mais tranquilos”, declara o chefe do Executivo.
Uso é recomendado
Vale ressaltar que o uso deixa de ser obrigatório, porém segue sendo recomendada a utilização da máscara especialmente em ambientes que prestam serviços de saúde.
A Covid ainda não acabou
Apesar do uso da máscara de proteção não ser mais obrigatório, tanto o prefeito quanto a secretária de Administração, Izabel Ribeiro alertam a população quanto aos cuidados e destacam que os protocolos sanitários sejam seguidos.
"Isso não quer dizer que a Covid acabou, não quer dizer que nós precisamos parar de tomarmos algumas medidas. Os protocolos precisam ser respeitados, a gente deve continuar lavando as mãos, passando álcool, procurando evitar aglomerações, dando a distância necessária porque ainda estamos vivendo em um cenário de pandemia", finaliza Izabel Ribeiro.