Cidade
Prefeitura de Erechim entra de vez na era digital
Pelo terceiro mês consecutivo, abertura de processos digitais supera físicos
A abertura de processos digitais supera, novamente, as solicitações físicas na Prefeitura de Erechim, no mês de setembro. É o que mostra o último levantamento feito, nesta semana, pelo Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, em que no período foram realizados 1516 pedidos on-line e 465 presenciais, no setor de Protocolo. Desta forma, pelo terceiro mês consecutivo os processos on-line, por site ou aplicativo, representam a maioria.
O coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização e secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, comenta que em julho foram 1465 digitais e 746 físicos; em agosto, 2508 digitais e 723 físicos; e em setembro 1516 digitais e 465 físicos. “Assim, nos meses de julho, agosto e setembro, atingimos o maior índice de digitalização, com 73,95% dos processos digitais e 26,05% físicos, um resultado muito satisfatório”, destaca.
Conforme o secretário e coordenador, Edgar Marmentini, no total, nos nove meses deste ano a abertura de processos digitais já é maior do que os físicos. “São 10451 processos digitais e 10152 físicos. A diferença é pouca, mas o mais importante é que já conseguimos, com a colaboração da população e o empenho dos servidores públicos, fazer a transição do físico para o digital, a Prefeitura de Erechim está efetivamente na era digital. E a meta para este ano é chegar aos 90% dos serviços públicos digitalizados”, ressalta o coordenador e secretário, Edgar Marmentini.
O diretor do gabinete de Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, explica que nos seis primeiros meses do ano, a solicitação de processos físicos era maior que as digitais. “Foi no mês de junho que esta realidade começou a mudar. Agora, nos meses de julho, agosto e setembro houve um salto para o digital. E isto está sendo possível devido ao engajamento dos servidores públicos e os sucessivos treinamentos internos que vêm sendo realizados”, disse.
A transformação digital envolve as atuais 12 secretarias do município e os cerca de 2,9 mil servidores públicos e faz parte do programa municipal Investe + Erechim, que tem como meta atingir R$ 1 bilhão em investimentos públicos e privados.