Cidade
Prefeitura de Erechim entrega ampliação do prédio da UBS São Vicente de Paulo
Com o investimento, o espaço físico passou de 377 para 521 m, aumentando o espaço para recepção, bem como um auditório para reuniões e novos consultórios para atendimento ao público.
Com a presença de muitas lideranças municipais, foram entregues nesta quarta-feira, 12, a ampliação e a reforma realizadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Vicente de Paulo. A Universidade, através do COAPS (Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde), assumiu a responsabilidade pela execução da obra e destinou aproximadamente R$ 500 mil na ampliação da Unidade Básica. Esses recursos são oriundos da implantação do Curso de Medicina da URI Erechim e visam a melhoria no atendimento à população daquele Bairro, que soma, atualmente, cerca de 10 mil habitantes, bem como a criação de espaços acadêmicos junto à UBS.
Com o investimento, o espaço físico passou de 377 para 521 m, aumentando o espaço para recepção, bem como um auditório para reuniões e novos consultórios para atendimento ao público.
O Diretor-Geral da URI Erechim, Paulo Roberto Giollo, anunciou, durante a solenidade, que a Universidade já investiu R$ 2,7 milhões de contrapartida a partir da implantação do Curso de Medicina na Universidade. “Essa é mais uma demonstração que damos à comunidade regional, por sermos uma Universidade Comunitária, do esforço que fazemos com o objetivo de proporcionarmos o bem-estar e o desenvolvimento das comunidades onde atuamos. Por isso, seremos sempre parceiros de ações como essa”, salientou.
O Prefeito Paulo Polis ratificou o papel da URI perante a comunidade erechinense. “Temos uma aliança estratégica com a URI, pois temos clareza do verdadeiro papel da Universidade perante a população. Por isso, sempre defendemos que ela deveria sediar o Curso de Medicina. Além do mais, é também a URI que forma todos os demais profissionais que atuam em todas as nossas unidades básicas de saúde”, justificou.
Para a Secretária de Saúde, Éclesan Palhão, esta é mais uma conquista para a saúde pública municipal de Erechim. “Essa ampliação era mais do que necessária, uma vez que a estrutura anterior não comportava o número crescente de pacientes e atendimentos. O nosso compromisso, portanto, é com a saúde de todos”, destacou.
Pela Universidade, estiveram presentes, ainda, no ato de inauguração, o Diretor Acadêmico, Adilson Stankiewicz; o Diretor Administrativo, Paulo José Sponchiado; o Coordenador do Curso, Sergio Bigolin; e a Coordenadora Pedagógica do Curso, Miriam Wilk Wisniewski.
O ato foi encerrado com o descerramento da placa de inauguração, com a presença de lideranças públicas e da Universidade.