Cidade
Prefeitura de Erechim investe em Políticas Inclusivas nas Escolas Municipais
Investimentos do Governo de Erechim visam o atendimento especializado para estudantes que necessitam.
A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Educação, investe em políticas Educacionais Inclusivas, nas 19 Escolas pertencentes ao Sistema Municipal de Educação, com atendimento educacional com fonoaudiólogas; avaliação psicológica da aprendizagem – este para os estudantes do Ensino Fundamental; acompanhamento nutricional e alimentação específica quando necessário; Transporte Escolar adaptado - sempre acompanhado do monitor; Sala de Recursos Multifuncional com recursos pedagógicos e tecnológicos; Atendimento Educacional Especializado/AEE; professoras do Atendimento Educacional Especializado com especialização na área das deficiências; auxiliar de disciplina/monitor para aqueles que demandam quanto a higiene, locomoção ou alimentação; intérprete de Libras; material de ensino/apostilas ampliadas e em Braille, além da formação permanente e de qualidade para todos os profissionais envolvidos no dia a dia da Escola, bem como os familiares e comunidade escolar.
Hoje, 21 de setembro é o dia escolhido para ser o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, marcada no calendário Brasileiro desde 2005 através do Decreto Nº 11.133, a data é uma oportunidade de reflexão sobre esse tema.
“Todo dia é dia da luta contra o preconceito, da luta pelos direitos, da luta pela inclusão, mas ter essa data, nos faz parar e refletir nossas atitudes e práticas diárias, bem como as políticas públicas como forma de garantir a integração dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos. A luta das pessoas com deficiência traz no seu sentido mais amplo a equiparação de oportunidades e a mútua interação de pessoas com e sem deficiência, na totalidade de acesso aos recursos da sociedade, acontecendo em todos os lugares, não só na escola, no trabalho, enfim, em qualquer lugar que a pessoa com deficiência queira estar”, destaca a chefe da Divisão de Educação Inclusiva, Andreia Ceron.
Entenda a Lei
Segundo a Lei Nº 13.146/15, a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Segundo a legislação também, a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Assim sendo, o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência surgiu como uma forma de garantir integração dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.
Dicas do setor de Educação Inclusiva
A Educação Inclusiva, setor da Secretaria Municipal de Educação, atende hoje, 290 estudantes nas Escolas Municipais. Por isso, os profissionais do setor separaram algumas dicas sobre inclusão:
O que podemos fazer para apoiar?
Cada um de nós tem um papel fundamental nessa jornada pela inclusão. Para começar, refletir sobre nossas atitudes, combater o capacitismo, são fundamentais para iniciar uma prática acolhedora, inclusa e respeitosa com todos os cidadãos.
Como posso iniciar essa mudança?
Compartilhando essa mensagem com seus familiares, amigos, colegas de trabalho e de escola. Ampliar nossa rede de inclusão, de conscientização e empatia, tornando Erechim uma cidade cada vez mais inclusiva.