ERECHIM
Prefeitura de Erechim orienta população e pede atenção às áreas com obras nos canteiros centrais
Pedestres e motoristas devem estar atentos ao passarem pelos locais
A Prefeitura de Erechim orienta a população que não transite, nem permaneça nos canteiros que estão em obras e passaram por revitalização na Av. Maurício Cardoso. Nesse momento, estão em obras o último canteiro nos altos da avenida e o canteiro em frente a Catedral São José.
A medida é para evitar algum tipo de incidente. Os pedestres devem estar atentos e desviar os locais, não ultrapassar a barreira com a tela laranja e os condutores de veículos devem reduzir a velocidade ao passar pelas obras.

Saiba mais sobre o projeto de revitalização dos canteiros e Praça da Bandeira
A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente deu início, em 2023, a um projeto de revitalização dos canteiros centrais e restauração das icônicas pedras portuguesas, símbolos da riqueza cultural e do legado deixado pelos colonizadores que aqui estabeleceram suas raízes.
As pedras portuguesas, que adornam os canteiros centrais, são muito mais que elementos decorativos; elas contam histórias. Cada detalhe carrega as marcas do passado, remetendo aos primeiros traços urbanísticos da cidade. Com este projeto, a Prefeitura reforça o compromisso com a preservação do patrimônio histórico, destacando a importância de manter viva a memória daqueles que contribuíram para a construção de Erechim.

Retomando o projeto original, amplamente elogiado pela comunidade, a Secretaria de Meio Ambiente está restaurando os canteiros da Avenida Maurício Cardoso. Além de recuperar o charme das pedras portuguesas, o projeto inclui melhorias na iluminação, paisagismo e de jardinagem, trazendo mais cor, beleza e harmonia a este espaço tão querido pelos moradores.
A cereja do bolo será a revitalização da histórica Praça da Bandeira, cujo traçado original, formado pelas pedras portuguesas, é um dos maiores exemplos do estilo colonizador que marcou a cidade. Este espaço emblemático será totalmente restaurado, mantendo sua essência, mas ganhando novos ares que dialogam com a atualidade. Com previsão de conclusão para o ano de 2026, o projeto representa um investimento significativo de aproximadamente R$ 2 milhões.

Fotos: Karine Heller – Comunicação PME