Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Prefeitura de Getúlio Vargas, Sindilojas Alto Uruguai e Sindicomerciários se reúnem com empresários do comércio

A reunião contou com a presença do prefeito Mauricio Soligo, do presidente do Sindilojas Alto Uruguai, José Gelso Miola, e do presidente do Sindicomerciários, Dilson José Wosniak.

Maria Lúcia Carraro Smaniotto
por  Maria Lúcia Carraro Smaniotto
09/09/2022 14:29 – atualizado há 9 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A Prefeitura de Getúlio Vargas, o Sindilojas Alto Uruguai e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Erechim - Sindicomerciários - reuniram, na noite desta quinta-feira, no Salão de Atos da Prefeitura, empresários, lojistas, representantes da CDL Getúlio Vargas e contadores para esclarecer dúvidas e procedimentos quanto à Convenção Coletiva de Trabalho e Horários de Funcionamento do Comércio no ano de 2022.

O encontro foi motivado após a intercedência do prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, juntamente com o presidente da CDL, Leonildo Tasca, e do presidente da ACCIAS, Alceu Enricone, para que as lojas do município pudessem abrir suas portas no sábado à tarde que antecedia ao Dia dos Pais, uma vez que a Convenção Coletiva de Trabalho não previa esta abertura. Na oportunidade, foi feita uma retificação na Convenção Coletiva de Horário de Trabalho – CCHT –, para que as lojas de Getúlio Vargas pudessem abrir no sábado, dia 13 de agosto, véspera do Dia do Pais, no horário da tarde, até as 17h. Tanto o Sindilojas Alto Uruguai quanto o Sindicomerciários atenderam a reivindicação feita pelo prefeito Mauricio Soligo e as entidades.

Por este motivo, foi realizada a reunião para esclarecimentos sobre o papel de cada sindicato, sua representatividade e sua importância na vida de cada comerciante e comerciário, questões sobre sustentabilidade dos sindicatos, validade da contribuição sindical assistencial e efeitos jurídicos de uma Convenção Coletiva de Trabalho.

A reunião contou com a presença do prefeito Mauricio Soligo, do presidente do Sindilojas Alto Uruguai, José Gelso Miola, e do presidente do Sindicomerciários, Dilson José Wosniak.

Segundo o prefeito Mauricio Soligo, o município de Getúlio Varas tem interesse e preocupação com o funcionamento do comércio e as questões que dizem respeito à Convenção Coletiva de trabalho e horário de trabalho do comércio. Falou da necessidade de aproximação dos sindicatos com os lojistas para que todos ganhem.

Após as explanações sobre o funcionamento de cada Sindicato – patronal e laboral –, vantagens de serem associados e, especialmente, se houver o fechamento das entidades, tudo passará a ser feito por sindicato da capital que está muito longe da realidade das pequenas empresas, ficou acordada a realização de novo encontro para maiores esclarecimentos.

Também já ficou acertada uma conversa para uma acordo coletivo para a abertura das lojas durante a realização da Expo Getúlio Vargas 2022, que acontece de 13 a 16 de outubro.

Ainda foi informado que as empresas, individualmente, também podem solicitar abertura da loja em horários especiais, conforme prevê a Convenção Coletiva de Trabalho, por meio de email: sindilojas@sindilojasaltouruguai.com.br ou sindicomerciarioserechim@gmail.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE