Cidade
Prefeitura de Machadinho promove evento sobre empoderamento feminino
A temática está relacionada ao ‘Agosto Lilás,’ que busca conscientizar a população contra a violência doméstica
A tarde de quarta-feira (16) foi marcada pelo encontro de mulheres machadinhenses. Proposto pelo Centro de Referência em Assistência Social - CRAS, o evento lotou o Clube União, e trouxe em debate a temática do “Agosto Lilás”, que através de diferentes abordagens e de forma dinâmica, destacou a importância da mulher na sociedade e a importância da conscientização contra a violência doméstica.
Com o propósito de valorizar o cuidado com as pessoas, a iniciativa apresentou através de falas, música, dança, brincadeiras e abraços uma reflexão sobre as diferentes formas de violência contra a mulher e as lutas do ser feminino em alcançar o seu espaço e valorizar a sua existência.
No encontro foram apresentados números e diferentes formas de violação de direitos assim como a valorização da rede de acolhimento que permite estar próxima das mulheres e protege-las. Nas palavras da assistente social do município, Emanuele Borges, o trabalho do CRAS é preventivo e desta forma o objetivo foi de levar a informação de uma forma mais leve.
“A temática é difícil de ser abordada e esse momento traz o fortalecimento das mulheres através de uma mensagem de autoestima” destacou Emanuele.
A psicóloga, Debora Polo, mencionou o papel do órgão de apoio à família e à mulher.
“É preciso que as mulheres percebam o seu valor e participem da vida na comunidade. Nossa equipe está preparada para receber a mulher ou as denúncias que resultem no ciclo de violência e assim ser suporte para a busca de soluções” ressaltou a profissional.
A tarde que trouxe emoção, motivação, empoderamento e libertação foi dirigida pelo palestrante, professor e escritor Vilson Cechetti que faz parte da equipe Palestra Show, e brilhantemente fez a tarde se tornar única. Nas considerações de Vilson, a comunidade de Machadinho é acolhedora e por isso o encontro foi ainda mais produtivo.
“De forma leve e motivadora a nossa proposta traz em debate o assunto, discute formas de agressão, punições e apresenta uma mensagem que ressalta o papel da mulher e seu potencial” afirmou ele, reforçando que a vida é um espetáculo e que todos nascem para vencer, enfatizando sonhos e o grande potencial que cada mulher possui.