Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Prefeitura de Passo Fundo anuncia compra de testes para diagnóstico de Covid-19

Produzidos pela UPF, exames estarão disponíveis a partir da segunda quinzena de abril.

GZH
por  GZH
28/03/2020 21:43 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A prefeitura de Passo Fundo, anunciou que o exame de PCR (mede a dosagem de proteína C-reativa) para detecção do vírus causador da Covid-19, deverá estar disponível na cidade a partir da segunda quinzena de abril. O Poder Público local informa que já autorizou a compra dos insumos para que a Universidade de Passo Fundo (UPF) possa produzir os testes.

Passo Fundo adota medidas contra o coronavírus | Foto: Alex Borgmann / Divulgação

Segundo o prefeito Luciano Azevedo, o objetivo é ampliar a testagem e ter mais agilidade, dando prioridade aos casos de profissionais da saúde, além dos processos do próprio município. Ele disse que a falta de diagnósticos precisos prejudica a tomada de decisões: “Sem os testes não é possível saber até que ponto o vírus se espalhou, nem diferenciar quem está com o coronavírus de pessoas apenas com sintomas semelhantes”, avaliou. Passo Fundo tem um caso confirmado da doença.

A secretária municipal de saúde, Carla Gonçalves, afirmou que a ampliação da testagem dará informações em relação à situação local, permitindo a definição de estratégias de isolamento das pessoas contaminadas com o vírus e evitando a disseminação da doença", observou.

Dois professores da UPF, um imunologista e outro virologista, realizaram o levantamento, descrição e quantidade de insumos necessários para aquisição. Ao todo, são 28 itens. Carla disse que atualmente a recomendação do Ministério da Saúde é de fazer testes apenas em casos graves de pessoas com suspeita de coronavírus e profissionais de saúde e segurança com sintomas respiratórios.

Doação e recebimento de alimentos

A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social iniciou o cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade que necessitam de alimentos e materiais de higiene e limpeza, tanto com recursos próprios como de campanha de arrecadação. Para isso está sendo realizada uma campanha de doação de alimentos, produtos de higiene e limpeza, tendo por objetivo minimizar os impactos sociais decorrentes da pandemia. Foram definidos postos de arrecadação onde as pessoas podem doar os produtos.

Segundo a pasta, as famílias que precisam de alimentos devem entrar em contato pelos telefones dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), das 8h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, para fazer agendamento da retirada dos alimentos. A Secretaria lembra que o agendamento é imprescindível para que não haja aglomeração. Os alimentos serão entregues de acordo com as demandas prioritárias.

Até este sábado foram disponibilizadas mais de 500 sacolas recebidas, aproximadamente 6 toneladas de doações de alimentos e produtos de higiene e limpeza de inúmeros parceiros e colaboradores, que estão sendo organizados para serem entregues às famílias que necessitam.

Desinfecção

Na noite desta sexta-feira a Prefeitura de Passo Fundo iniciou a desinfecção de pontos estratégicos da cidade, sendo que o trabalho inicialmente foi realizado nos acessos do Centro de Atendimento Integral à Saúde (Cais) do bairro Petrópolis, local onde são recebidas as pessoas com sintomas gripais, e dos hospitais.

O secretário de Transportes e Serviços Gerais, Cristiam Thans, informou que a equipe que opera na ação recebeu orientações da Vigilância Epidemiológica e passou por treinamento. “Foi realizada desinfecção de rampas, calçadas, corrimãos e demais objetos que podem armazenar o vírus e ser uma porta de transmissão”, detalhou. O trabalho será retomado na próxima semana, em outros locais públicos, tendo também o apoio de empresas e voluntários.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE