Prefeitura de São Marcos emite alerta após fissuras em barragem e orienta moradores a deixarem casas

No início da tarde, equipes da Corsan identificaram fissuras na estrutura da represa e iniciaram o monitoramento das condições do local.

Por Redação VL Publicado em há 2 horas

A Prefeitura de São Marcos emitiu um alerta nesta quarta-feira (23) diante do risco de rompimento de uma barragem que integra o sistema de abastecimento do município. A situação mobilizou equipes municipais, Defesa Civil e técnicos da Corsan, além de provocar a suspensão das aulas em uma escola da cidade.

No início da tarde, equipes da Corsan identificaram fissuras na estrutura da represa e iniciaram o monitoramento das condições do local. Diante da possibilidade de agravamento da situação, moradores da Linha Humaitá estão sendo orientados a deixar suas residências como medida preventiva.

Reprodução

Funcionários da Prefeitura percorrem as casas da região para comunicar os moradores e orientar sobre a saída. Até o momento, ainda não há levantamento oficial sobre quantas pessoas vivem na área diretamente afetada.

Aulas são suspensas e acesso à barragem é bloqueado


A Prefeitura também determinou a suspensão das aulas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Pessini e orientou as famílias a buscarem os estudantes.

Reprodução

A Brigada Militar bloqueou uma das vias de acesso à barragem para impedir a circulação de curiosos e garantir a segurança na área.

Equipes da Defesa Civil Estadual chegaram a São Marcos durante a tarde e se reuniram com autoridades municipais para avaliar o cenário e definir as próximas medidas.

Em nota, a Corsan informou que mantém equipes técnicas mobilizadas e o monitoramento contínuo da barragem. Segundo a companhia, novas providências poderão ser adotadas conforme os resultados das avaliações técnicas.

As autoridades orientam a população a seguir as determinações das equipes que atuam na área e evitar a aproximação da barragem.

Defesa Civil do RS emite  alerta SEVERO/CELL BROADCAST

Por volta de 17h, a Defesa Civil estadual, emitiu alerta para colapso iminente da Barragem Arroio São Luiz em São Marcos.