Prefeitura de Sarandi vai decretar situação de emergência após forte chuva de granizo

O fenômeno desta segunda-feira, começou por volta das 15h30min e durou entre 20 e 30 minutos, causando diversos prejuízos em áreas urbanas e rurais.

Por Redação Publicado em há 8 horas

A Prefeitura de Sarandi, no norte do Estado, informou que vai decretar situação de emergência nesta terça-feira (4) devido à forte chuva de granizo que atingiu o município na tarde de segunda-feira (3). O fenômeno começou por volta das 15h30min e durou entre 20 e 30 minutos, causando diversos prejuízos em áreas urbanas e rurais.

De acordo com o prefeito Pablo Mari, pelo menos 500 residências sofreram danos estruturais, principalmente nos telhados. A Defesa Civil já distribuiu mais de 10 mil metros quadrados de lona para auxiliar as famílias atingidas. Apesar dos estragos, não há registro de desalojados ou desabrigados.

As aulas foram suspensas em 10 escolas municipais e uma estadual, sem previsão de retomada das atividades. Além disso, dois postos de saúde tiveram os atendimentos interrompidos temporariamente devido aos danos provocados pela tempestade.

De acordo com comunicado oficial da Prefeitura do município, a decisão tem como objetivo garantir a segurança de estudantes, professores e demais profissionais da educação, considerando que diversas unidades escolares sofreram danos e encontram-se em avaliação pela Defesa Civil e pelas equipes competentes.
As atividades serão retomadas assim que houver condições adequadas de funcionamento.

"Pedimos a compreensão de todos e orientamos que acompanhem os canais oficiais da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação para novas atualizações", diz o comunicado.

Foto: Redes Sociais

Na zona rural, os prejuízos também foram significativos. Técnicos da Emater estão realizando um levantamento detalhado dos estragos para avaliar o impacto econômico das perdas.

O decreto de situação de emergência permitirá que o município agilize ações de recuperação e solicite apoio estadual e federal para auxiliar na reconstrução das áreas atingidas.