Presidente da CNC recebe Medalha do Mérito Farroupilha
Presidente do Sindilojas Alto Uruguai, José Gelso Miola, acompanhou a homenagem
Nessa terça-feira (12/11), o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, foi homenageado do Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com a Medalha Mérito Farroupilha. Proposta pelo deputado estadual Sergio Peres (Republicanos), a distinção foi entregue em uma solenidade que contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, do vice-governador do Paraná e vice-presidente da CNC, Darci Piana, do vice-presidente Financeiro da CNC, Leandro Domingos Teixeira Pinto, do vice-presidente da Fecomércio RS e presidente do Sindilojas Alto Uruguai, José Gelso Miola, além de representantes do setor. Na ocasião, o presidente Tadros falou sobre as enchentes que castigaram o Estado passou no mês de maio, enaltecendo também a importância da honraria recebida.
“É com imensa honra e profundo senso de gratidão que recebo a Medalha do Mérito Farroupilha. Esta medalha traz em seu nome a lembrança de um dos momentos mais marcantes da história do Estado e do Brasil. Um movimento repleto de heroísmo e que expressa tão bem a personalidade dos gaúchos: lutadores, tenazes, aguerridos. Tenho muito orgulho de destacar a atuação do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac que, sob a liderança competente e segura do companheiro Luiz Carlos Bohn e sua equipe, esteve sempre à altura dos enormes desafios que se apresentaram. O Sistema Comércio não hesitou em estender a mão aos gaúchos, mobilizando recursos, apoio logístico e iniciativas concretas para ajudar aqueles que ficaram desalojados ou desabrigados e, também, os empresários que se viram em grandes dificuldades. Isso faz parte da nossa missão de contribuir para o bem-estar de toda a população, atuando sempre que necessário com empenho, rapidez e eficácia”.
Em sua fala, o deputado Peres destacou a atuação do Sistema CNC-Sesc- Senac e a importância da entidade para a economia e desenvolvimento do País e do Estado. “Cada rincão do nosso Estado conta com a atuação impecável e o espírito inovador da Fecomércio-RS, braço da CNC aqui em nossa região. O Sistema está presente no lar de cada família brasileira, extraindo o que há de melhor, guiados pelo espírito da honestidade, empreendedorismo. Por meio dos seus braços sociais, Sesc e Senac, tem qualificado o povo gaúcho para novas oportunidades, além de ações bem-estar social e qualidade de vida. E nas enchentes não poderia ser diferente. O Sistema não abandonou o barco e esteve ao lado quando nosso povo, quando ele precisou de mais atenção e solidariedade. O fortalecimento da nossa economia depende da presença marcante de vocês”.
Para finalizar, o presidente da Assembleia Legislativa do RS, Adolfo Brito, agradeceu o apoio que recebeu da entidade, salientando a homenagem. “O Parlamento do Rio Grande do Sul se sente honrado em prestar essa homenagem e, mais uma vez, agradece por todo o apoio recebido durante a tragédia natural ocorrida em maio deste ano”.
Também estiveram presentes na cerimônia, os deputados estaduais Nadine, Gustavo Victorino, Felipe Camozzato, Eliana Bayer, Guilherme Pasin e Marcus Vinícius.
HONRARIA
A Medalha do Mérito Farroupilha é a distinção máxima da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Criada em 1995, a condecoração é destinada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado.
SOBRE A CNC
Fundada em 1945, a CNC coordena o Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio, o Sicomércio, formado por 34 federações patronais (27 estaduais e 7 nacionais), com mais de mil sindicatos de diversos segmentos do comércio em todo o Brasil. Juntas, as entidades representam mais de 4 milhões de empresas, que geram 23,8 milhões de empregos diretos e formais, um terço do total oferecido pelo País.
Além disso, a CNC administra um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo: o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que integram o chamado Sistema S. O Sesc e o Senac foram criados na década de 1940 e, desde então, contribuem decisivamente para proporcionar mais qualidade de vida aos brasileiros e melhores chances de inserção no mercado de trabalho. São mais de mil unidades fixas e móveis espalhadas por todo o território nacional, levando aos mais distantes locais educação profissional, saúde, esporte, lazer e cultura não apenas para comerciários e suas famílias, mas para toda a população. No Rio Grande do Sul, a Fecomércio-RS é filiada à CNC.