AGRICULTORES ENDIVIDADOS
Presidente da FAMURS cobra posição do ministro Fernando Haddad sobre renegociação das dívidas dos produtores rurais
Em entrevista ao AU, Marcelo Arruda diz que o governo precisa atender o apelo das confederações de agricultura, principalmente do RS, que 40% do PIB do estado gaúcho vem do agro.
O presidente da FAMURS Marcelo Arruda, durante uma reunião da Confederação Nacional de Municípios em Brasília, na semana que passou, aproveitou da presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad e cobrou ação imediata do governo federal no socorro aos agricultores endividados. Marcelo diz que o reclame das entidades ligadas ao agro defendem proposta e apresentam através do Senado uma saída coerente.
O ex-prefeito de Barra do Rio Azul e atual presidente da FAMURS Marcelo Arruda diz que a entidade que congrega os municípios do RS defende a mesma pauta e que ninguém do agro quer o perdão da dívida, mas querem sim um securitização.
Um projeto de lei em discussão no Senado permite a renegociação de até R$ 60 bilhões em dívidas de produtores rurais impactados por eventos climáticos extremos desde 2021. Apresentada pelo senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), a proposta prevê a securitização de operações de crédito rural contratadas até 30 de junho de 2025. Os produtores teriam até 20 anos para pagar as dívidas securitizadas, incluindo um período de três anos de carência.