Presidente do Sindilojas Alto Uruguai participa de evento nacional do comércio em Brasília

Parceria nacional entre CNC, FENACON e Governo Federal reforça apoio aos microempreendedores brasileiros.

Por Maria Lúcia Carraro Smaniotto Publicado em 14/07/2025 15:18 - Atualizado em 14/07/2025 15:21

O presidente do Sindilojas Alto Uruguai e vice-presidente da Fecomércio-RS, José Gelso Miola, esteve em Brasília representando a região no maior evento do setor comercial do país. Realizado entre os dias 9 e 11 de julho, o Sicomércio 2025 – principal evento promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) reuniu lideranças empresariais e institucionais, autoridades e sindicais do setor terciário de todo o Brasil em torno de debates estratégicos para o desenvolvimento do setor.

Durante o evento, foi anunciada uma iniciativa considerada histórica para os pequenos negócios do país: o lançamento do programa “MEI Conta com a Gente”, fruto de uma parceria entre o Governo Federal, CNC e FENACON (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis).

Durante a cerimônia de lançamento oficial no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), o novo programa foi apresentado como um marco no fortalecimento do empreendedorismo de base no Brasil. A plataforma — acessível pelo endereço gov.br/meicontacomagente — tem o objetivo de oferecer suporte digital gratuito e atendimento técnico qualificado aos microempreendedores individuais (MEIs) de todas as regiões do país. A iniciativa prevê a criação de um programa voltado exclusivamente aos microempreendedores, com o objetivo de ampliar o acesso à informação, qualificação e suporte para a regularização e crescimento sustentável dos pequenos negócios.

“É uma parceria de valor, que busca dar suporte direto aos microempreendedores do país, criando caminhos reais para sua formalização, crescimento e participação mais ativa na economia brasileira”, afirmou José Gelso Miola. Segundo ele, o programa tem o potencial de se tornar uma ferramenta de transformação social, especialmente nos pequenos municípios e nas regiões onde o comércio é um dos principais motores da economia.

PROTAGONISMO GAÚCHO NO CENÁRIO NACIONAL

Para Miola, a participação da Fecomércio-RS e do Sindilojas Alto Uruguai em um evento dessa magnitude reafirma o protagonismo do comércio gaúcho no cenário nacional. “Estar em Brasília, dialogando com as principais lideranças do setor e do governo, é uma forma de mostrar que estamos atentos, conectados e engajados na construção de soluções que beneficiem nossos associados e todo o setor lojista”, destacou.

Realizado a cada dois anos, o Sicomércio é promovido pela Confederação Nacional do Comércio e se consolidou como um espaço estratégico de diálogo e articulação entre representantes do setor terciário, lideranças políticas e entidades parceiras.

Segundo Miola, a nova parceria fortalece ainda mais o papel do Sistema como agente de transformação econômica e social. “Vamos trabalhar para que os resultados desse encontro cheguem na ponta, nos nossos municípios, onde estão os micro e pequenos empresários que movem a nossa economia”, concluiu.