Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Previsão indica chuva intensa e temporais para Santa Catarina até sábado

Em todas as regiões, podem ser observados pontuais acima dos valores previstos.Há risco para alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.

Ascom Gov/SC
por  Ascom Gov/SC
02/11/2023 21:42 – atualizado há 51 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O processo de formação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai provoca temporais e chuva intensa em Santa Catarina. Na quinta-feira, 2, a chuva intensa e os temporais deram início no Grande Oeste e em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, avançando gradualmente para as demais áreas.

Na madrugada e manhã de sexta-feira, 3, a chuva fica mais intensa, são esperados acumulados de 100 mm a 130 mm no Grande Oeste e parte dos planaltos, de 50 mm a 100 mm no Litoral Sul, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí. Já no Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte, os acumulados variam de 50 mm a 80 mm. Em todas as regiões, podem ser observados pontuais acima dos valores previstos. Há risco para alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.

Entre a sexta-feira, 3, e o sábado, 4, os ventos se intensificam em todo o estado, com rajadas entre 50 km/h e 80 km/h principalmente no Grande Oeste, Planalto Sul e litoral, podendo superar os 100 km/h na serra. No final de semana, o afastamento do ciclone extratropical provoca agitação marítima e traz risco para ressaca entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. A direção das ondas predomina de quadrante sul, com altura média de 2,5 m a 3,5 m, com picos de até 4 m.

No final da tarde de sexta-feira, 3, um sistema de alta pressão atmosférica começa a avançar sobre o estado, deixando o tempo firme em Santa Catarina. Esta condição de estabilidade permanece até a metade da próxima semana.

Situação e Previsão Hidrológica

Com as chuvas registradas ao longo da madrugada e manhã de quinta , 2, os rios catarinenses elevaram seus níveis na maior parte do estado. A tendência é que esses níveis continuem subindo entre a quinta, 2, e sexta, 3, trazendo risco Muito Alto para ocorrências de enxurradas, alagamentos e inundações nas bacias hidrográficas das regiões do Planalto Sul, Grande Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí.

Já nas bacias das regiões da Grande Florianópolis e Litoral Sul o risco segue Alto para ocorrências de enxurradas e alagamentos, podendo ocorrer extravasamentos em rios menores, como riachos e ribeirões. Os níveis nas bacias hidrográficas dos rios Canoas, Negro, Canoinhas e Timbó seguem em situação de alerta e emergência para inundações, com tendência de elevação ao longo do final de semana.

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE