Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay
Clima

Primavera vai começar com temperaturas baixas no sul do Brasil

Massa de ar frio derruba a temperatura nos três estados do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro entre amanhã e a quarta-feira.

Metsul
por  Metsul
20/09/2021 21:17 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A primavera de 2021 começará com a incursão de uma massa de ar frio que vai alcançar o Sul e o Sudeste do Brasil com queda de temperatura e um início de estação com noites mais frias e tardes de temperatura agradável.

Não se trata de uma massa de ar frio de grande intensidade, mas será suficiente para derrubar acentuadamente as marcas nos termômetros em locais que estão sob ar muito quente neste momento.

A massa de ar frio que começou a avançar pelo Norte e o Nordeste da Argentina nesta segunda-feira (20) começa a ingressar nesta terça (21) no Rio Grande do Sul. 

Um centro de baixa pressão no Atlântico, na altura do Sul do Brasil, vai rapidamente impulsionar o ar frio para São Paulo e o Rio de Janeiro entre esta terça (21) e quarta-feira (22), encerrando a sequência de dias muito quentes.

O ar frio ingressa ao longo desta terça-feira, o que vai ativar a instabilidade com chuva na Metade Norte e trazer queda de temperatura em todas as regiões no decorrer do dia. As mínimas ocorrem no final da terça, quando deve fazer entre 6ºC e 7ºC nos Aparados, 9ºC a 11ºC na fronteira com o Uruguai e 13ºC em Porto Alegre. Alerta-se que o ar frio ingressa com vento nesta terça e que pode soprar com rajadas por vezes fortes.

O ar frio deve garantir uma sequência longa de dias bastante agradáveis e amenos no Rio Grande do Sul no começo da primavera, mas a presença de nuvens e até instabilidade em alguns momentos devem impedir mínimas muito baixas na segunda metade da semana. Mesmo assim, resfriamento maior é esperado na madrugada da quinta com chance de geada em pontos entre os Aparados da Serra e o Planalto Sul Catarinense.

Em grande parte do Rio Grande do Sul, as mínimas na segunda metade da semana devem ficar entre 10ºC e 13ºC, mas cidades em locais de maior altitude do Planalto e das Serras do Sudeste e do Nordeste devem ter marcas de um dígito. Os termômetros podem marcar menos de 5ºC nos Campos de Cima da Serra. Marcas de um dígito podem ocorrer ainda na fronteira com o Uruguai, na Campanha, no Centro-Serra e em baixadas do Noroeste. As tardes, por sua vez, devem ter máximas ao redor ou pouco acima de 20ºC na segunda metade da semana.

Em Santa Catarina, refresca bastante na quarta e as menores marcas devem ocorrer em cidades do Planalto Sul, onde não se afasta geada. No Paraná, a queda da temperatura também será sentida. O ar frio começa a ingressar em Curitiba na noite desta terça, prevendo-se que a quarta e a quinta-feira sejam dias frios na capital paranaense com marcas baixas mesmo durante a tarde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE