Cidade

Primeira formatura de cursos EAD da URI é realizada virtualmente

17 formandos de seis cursos tecnólogos participaram da primeira formatura da modalidade EAD, realizada na última sexta-feira (15)

Por Secom URI/Gabriela Lago Publicado em 08/02/2021 13:24 - Atualizado em 03/06/2024 09:48

Em momento histórico para a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), 17 formandos de seis cursos tecnólogos participaram da primeira formatura da modalidade EAD, realizada na última sexta-feira (15). A solenidade foi transmitida em tempo real pelo canal da instituição na internet. O ato foi presidido pelo Reitor, professor Arnaldo Nogaro e contou com o pronunciamento do Diretor-Geral, professor Paulo Roberto Giollo.

“Tenho certeza que vocês farão parte da história da URI, por serem formaturas on-line na pandemia, mas também por serem nossos primeiros formandos nesta nova modalidade de curso”, destacou Giollo.

Vonei Angheben/URI Erechim

Os formandos são dos cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Gestão Comercial e Tecnologia em Marketins, dos polos de Erechim, Santiago, Cerro Largo e São Luiz Gonzaga.

O diretor ressaltou a importância da participação dos campus na realização dos cursos. “Durante muitos anos falamos em ensino à distância na URI, mas nunca fazíamos. Estes quatro campus, apoiados pela Reitoria, tiveram a iniciativa de irem atrás e fazer acontecer esses cursos, também nesta modalidade.”

Para o Reitor, a pandemia nos revelou o aspecto da incompletude como seres humanos e de que podemos nos completar aprendendo sempre.

“O processo de aprendizagem que tivemos neste período todo e que teremos ainda, em função das situações que vamos viver, faz com que a gente reflita e perceba o quanto a gente pode aprender”, destacou.

Sonho realizado

A formanda Vanderleia Fátima Biazus, 40 anos, que concluiu o curso em Processos Gerenciais pelo polo de Erechim, está realizada com a segunda graduação. “Sinto-me como se fosse a primeira, com aquela emoção de ter concluído e vencido mais uma conquista”, afirma.

Para guardar as memórias de um momento tão especial, Vanderleia fez questão de registrá-las em um álbum de fotos, onde aparece vestida com a beca.

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

“Para ter uma lembrança material desta nova conquista. Assim como para deixar registrado e com certeza incentivar pessoas que gostariam de fazer uma graduação e não tem tempo ou por outros motivos tenham desistido. Talvez até por questões financeiras. Acredito que é possível hoje realizar o sonho de ter uma graduação com qualidade, com excelentes e qualificados professores, em uma Universidade como a URI. Inclusive agradeço a universidade como um todo e aos professores que se dedicaram e se dispuseram a nos auxiliar em nosso ensino-aprendizagem. Agradeço a disponibilidade e empenho. A nossa conquista é de todos.”

Ensino EAD

Para a formanda Vanderleia, o ensino EAD oferece desafios, mas as vantagens superam. “Fazer um curso EAD exige muito de cada um, mas é possível tirar proveito, pelo fato de que como depende muito da nossa busca pela aprendizagem, isso faz com que possamos adquirir mais conhecimento. Além disso, com o curso à distância organizamos nosso tempo e realizamos as aulas dentro do nosso cronograma. Facilita muito a parte de não necessitar todos os dias ir até a universidade. Acredito que nos torna grandes profissionais, pois onde temos e sentimos a necessidade de buscar o autoconhecimento e aprendizagem, há vitória, satisfação e realização pessoal e profissional.”

Conteúdo relacionado