Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Primeiro dia de ENEM tem abstenção de 26% dos candidatos, diz INEP

Dado foi divulgado neste domingo (21) pelo Inep, após prova de Linguagens e Ciências Humanas e redação.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
21/11/2021 21:02 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado neste domingo (21) teve 26% dos inscritos ausentes, segundo balanço do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgado nesta noite.

Os dados foram divulgados por Danilo Dupas, presidente do Inep, que aponta que o índice é semelhante ao de anos anteriores.

Professores elogiaram temática escolhida pelo Inep | Foto: Marcelo Camargo / ABr / Divulgação CP

O Enem teve inicialmente pouco mais de 4 milhões de candidatos inscritos, o menor número desde 2009. Após o pagamento da taxa, esse número caiu para 3.109.762 com inscrição confirmada. Para a versão em papel, o Inep registrou 3.040.871 inscritos. Para a modalidade digital, foram confirmados 68.891 participantes.

Prova

A primeira prova foi realizada neste domingo (21) para mais em meio a polêmicas e à debandada de funcionários do Inep, responsável pela aplicação do exame.

Os candidatos foram submetidos a 90 questões objetivas de múltipla escolha, sendo 45 questões das disciplinas de linguagens, códigos e suas tecnologias e outras 45 questões das disciplinas de ciências humanas e suas tecnologias. Entre os temas, houve questões sobre cultura indígena, meio ambiente e até uma questão que usou um trecho da canção Admirável Gado Novo, do compositor Zé Ramalho.

Tema da redação do Enem 2021 é invisibilidade e registro civil

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". 

 Professores de Língua Portuguesa analisaram a temática. "É um tema considerado tranquilo para os alunos e é uma importante discussão já que muitas pessoas não conseguem ter acesso ao registro civil ainda. Falamos em analfabetismo digital, desemprego, sendo que muitas pessoas não conseguem ter acesso a direitos mais básicos porque não são reconhecidas pelo Estado", diz Thiago Braga, autor de Língua Portuguesa do Sistema de Ensino pH.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE