Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Primeiro Festival Lãs do RS ocorre na próxima semana de forma virtual

Objetivo é promover a lã e seus conhecimentos, divulgando o artesão e seu artesanato, bem como capacitar esses agentes da cadeia produtiva da lã.

Assessoria/Emater
por  Assessoria/Emater
22/10/2021 16:45 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A lã natural como patrimônio cultural é destaque no primeiro Festival Lãs do RS – Fio da Meada que acontecerá de forma online nos dias 25, 26 e 27 de outubro, com transmissão pelo canal Lãs do RS do YouTube. A proposta, que internacionaliza a iniciativa brasileira Lãs do RS, tem como objetivo promover a lã e seus conhecimentos, divulgando o artesão e seu artesanato, bem como capacitar esses agentes da cadeia produtiva da lã.

O festival será totalmente gratuito e possibilitará o intercâmbio de ações intercontinentais pelo esforço do reconhecimento do saber-fazer da lã como patrimônio cultural brasileiro. Durante o evento, acontecerão palestras com representantes das iniciativas da Europa e América Latina, oficinas técnicas de educação para o patrimônio ministradas pelas artesãs da lã do Rio Grande do Sul, além de oficinas de capacitações em parcerias com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, FGTAS, pelo Programa Gaúcho de Artesanato e RS Criativo. Durante o festival, será lançada a Feira Lãs do RS, que possibilitará a comercialização de artesanato, ferramentas e insumos direto do produtor relacionados aos conhecimentos da lã.

Na tarde do dia 25 de outubro, às 14h, a artesã da lã Noemi Lemos do município de Mostardas/RS ministrará a oficina Fio da Meada Cobertor Mostardeiro, trazendo para o público um pouco desta técnica com a lã natural reconhecida como patrimônio municipal. A roda de conversa terá a participação da historiadora e pesquisadora, Marisa Oliveira Guedes, e da museóloga e gestora cultural Letícia de Cássia. Após, às 15h, é a vez da oficina de capacitação para os artesãos Trilha de Capacitação em Gestão – Artesanato bem-feito, negócio bem sucedido, ministrada pelo administrador Joelton Nunes, especialista em Gestão Avançada, Comportamento Organizacional e Logística Empresarial, evento em parceria com a FGTAS – Programa Gaúcho de Artesanato. Inscrições para esta capacitação devem ser feitas através do link

A abertura do evento, ocorre às 19h30, com presença dos representantes das instituições parceiras. Logo após, às 20h inicia o ciclo de palestras que contará com os conhecimentos de Nathalie Ketterle que foi co-organizadora do 1º Dia Europeu da Lã e fundadora e gestora da Kollektion der Vielfalt, ONG que visa a promoção e preservação das raças de ovelhas indígenas alemãs. Nathalie também é membro fundadora da European Wool Association, EWA, fundação filantrópica com sede em Chipre que tem como objetivo qualificar a coordenação das associações e grupos europeus com foco na economia circular da lã e retorno da fibra como recurso sustentável à sociedade.

No dia 26, às 14h, a artesã Dalva Mothci do município de São Miguel das Missões/RS ministrará a oficina Fio da Meada Poncho Bichará Missioneiro, indumentária carregada de significado para a região sul do Brasil. Já às 16h, acontece a oficina de capacitação RS Feito à Mão: Lã e Criatividade em parceria com o programa RS Criativo/Sedac, ministrada pela artista e empreendedora Cylene Dallegrave. À noite, às 20h, a antropóloga social e Diretora do Departamento de Patrimônio Cultural Imaterial do Uruguai, Letícia Canella, falará sobre o processo de patrimonialização do saber-fazer da lã uruguaia.

O Festival se encerra no dia 27 de outubro com a oficina, às 14h, Fio da Meada Crochê Jacquard, ministrada por Nilza Peres Oliveira e Ziza Barcellos do município de Jaguarão. Esta é uma técnica patrimônio cultural imaterial do município desde 2016. Logo mais, às 16h, a última oficina de capacitação Desvendando o MEI com a contadora, especialista em gestão de empresas do MEI, Micro Empresa Individual e projetos culturais, Priscila Evangelista. À noite ocorre o lançamento da Feira Lãs do RS, proposta contínua de comercialização de artesanato, ferramentas e insumos da lã natural brasileira.

Fio da Meada é um projeto viabilizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do FAC - Fundo de Apoio à Cultura, edital SEDAC FAC Movimento 2019. A ação faz parte do projeto Lãs do RS e tem como parceiros institucionais: Emater/RS - Ascar, Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social - FGTAS, RS Criativo, Associação Pampa Gaúcho de Turismo – APATUR, Museu Antropológico do Rio Grande do Sul – MARS, Associação Brasileira de Criadores de Ovinos - Arco, Federação das Cooperativas de Lã do Brasil - Fecolã, Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Naturalmente Coloridos – ABCONC, Associação para o Desenvolvimento Sustentavel do Alto Camaquã - ADAC, Associação para Grandeza e União de Palmas - AGRUPA, Associação em Defesa da Ecologia Ampla e da Arte – Ecoarte, Associação Pampa Gaúcho de Turismo – APATUR, Prefeitura Municipal de Bagé, Jaguarão e São Gabriel, Gestio Consultoria e Paramount Têxtil.

Inscrições gratuitas aqui

Serviço

Abertura Festival Lãs do RS – Fio da Meada

Mediação: Letícia de Cássia (gestora do projeto)
Data: 25 de outubro (segunda-feira)
Horário: 19h30-20h

Oficina e roda de conversa Fio da Meada Cobertor Mostardeiro


Ministrante: Noemi Lemos (artesã)
Data: 25 de outubro (segunda-feira)
Horário: 14h

Oficina de capacitação Trilha de Capacitação em Gestão – Artesanato bem-feito, negócio bem sucedido – FGTAS – Programa Gaúcho do Artesanato


Ministrante: Joelton Nunes (administrador e gestor)
Data: 25 de outubro (segunda-feira)
Horário: 15h-16h30min

Palestra valorização dos conhecimentos da lã europeia


Ministrante: Nathalie Ketterle (consultora e gestora)
Data: 25 de outubro (segunda-feira)
Horário: 20h

Oficina e roda de conversa Fio da Meada Poncho Bichará Missioneiro


Ministrante: Dalva Mothci (artesã)
Data: 26 de outubro (terça-feira)
Horário: 14h

Oficina de capacitação RS Feito à Mão: Lã e Criatividade - RS Criativo/Sedac


Ministrante: Cylene Dallegrave (artista e empreenderora)

Data: 26 de outubro (terça-feira)
Horário: 16h

Palestra valorização dos conhecimentos da lã Uruguai


Ministrante: Letícia Canella (Antropóloga Social e Diretora do Departamento de Patrimônio Cultural Imaterial do Uruguai)
Data: 26 de outubro (terça-feira)
Horário: 20h

Oficina e roda de conversaFio da Meada Crochê Jacquard


Ministrante: Nilza Peres Oliveira e Ziza Barcellos (artesãs)
Data: 27 de outubro (quarta-feira)
Horário: 14h

Oficina de capacitação Desvendando o MEI – Micro Empresa Individual


Ministrante: Priscila Evangelista (contadora)
Data: 27 de outubro (quarta-feira)
Horário: 16h

Lançamento da Feira Lãs do RS

Mediação: Letícia de Cássia
Data: 27 de outubro (quarta-feira)
Horário: 20h

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE