Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Processos de auxílio negado superam 219 mil na Defensoria Pública

Segundo a DPU, 31% dos processos abertos acabaram virando ações na Justiça. A maior demanda foi registrada em São Paulo.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
24/10/2021 20:20 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O número de processos de assistência jurídica abertos pela DPU (Defensoria Pública da União) para atender quem teve negado o pedido de auxílio emergencial já superou 219 mil. Os atendimentos começaram em 7 de abril de 2020 e foram mantidos neste ano, com a segunda rodada do benefício, que acaba neste mês de outubro.

Segundo a Defensoria, 31% dos processos abertos acabaram virando ações na Justiça. São 68,2 mil judicializações registradas até a última atualização do painel de dados sobre os atendimentos do auxílio pela DPU, na quinta-feira (21). A maior demanda foi registrada na capital de São Paulo, com 17.045 processos de assistência jurídica, seguida de Belo Horizonte, com 11.537, e do Rio de Janeiro, com 9.752.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em 2020, 140.818 processos de assistência jurídica foram registrados, enquanto que em 2021 o número foi 76.634 sobre essa demanda. Entre os principais problemas relatados estão falta de atualização no CadÚnico, divergências relacionadas à composição familiar e a utilização pelo governo de bancos de dados desatualizados.

As bases de informações incluem dados de emprego, de serviço público ou militar, de benefícios (previdenciários e assistenciais), de eleitos, de presos em regime fechado, de reentrada no país e de cadastro de programas sociais (CadÚnico).

“Embora neste ano tenha melhorado o acesso e a atualização dessas bases de dados governamentais, ainda são relatados problemas de cancelamento do benefício em razão da renda familiar ou por já possuir outra pessoa da família recebendo; de recebimento de quota menor do que a correspondente ao grupo familiar; de pessoas que ficaram desempregadas ou sem sua fonte de renda durante a pandemia; entre outros”, afirma a defensora pública federal Luísa Ayumi, coordenadora da Câmara de Coordenação e Revisão da Área Cível da DPU.

Em muitos casos, segundo Luísa, já houve o ajuizamento de ação para a concessão do auxílio emergencial, mas a continuação é negada pelo mesmo motivo. “Isso ocorre, em grande parte, porque, passado um ano e meio do início do auxílio emergencial, alguns critérios eleitos pelo governo continuam a refletir situações antigas que não condizem com a situação atual vivenciada por muitos que tiveram seu benefício cancelado ou negado no ano de 2021”, explica a defensora.

Negativas

O principal exemplo é das pessoas que tiveram mudança do grupo familiar. Isso porque, para análise das extensões do auxílio emergencial (inclusive do auxílio 2021), o governo considera o grupo familiar inscrito no CadÚnico em 2 de abril de 2020 ou aquele declarado no requerimento do auxílio emergencial realizado pelo aplicativo da Caixa também em abril de 2020. Esse problema leva à seguintes negativas:

– Pela limitação da quantidade de beneficiários por grupo familiar que, com o auxílio 2021, foi reduzida para apenas uma pessoa (e, assim, há famílias que não recebem nada pois o beneficiário do auxílio não mora e não contribui mais com aquele núcleo familiar);

– Pelo critério de renda familiar (por exceder ao limite máximo de renda ao se computar a renda de pessoa que não faz mais parte daquele grupo familiar e, assim, não mais contribui para o sustento da família; ou ao não se computar um membro da família que nasceu no ano de 2020);

– Do valor maior da quota do auxílio 2021 que varia se possui um ou mais membros, ou se a família é monoparental (e há pessoas que, com divórcio ou separação, passaram a ser provedores de família monoparental mas continuam recebendo valor menor como se a família ainda fosse sustentada por dois provedores).

Atendimento

A DPU afirma que conta com 645 defensores em todo o país e que não recebeu qualquer investimento federal para o atendimento de demandas de auxílio emergencial. Em razão da falta de estrutura, atualmente atende apenas cerca de 32% dos municípios brasileiros.

“Apesar da limitação orçamentária e de recursos humanos e materiais, a DPU atua em muitas demandas sensíveis, prestando assistência jurídica integral e gratuita a pessoas que não têm condições de custear advogado ou de grupos vulneráveis”, explica a defensora pública federal.

Além do auxílio emergencial e do Bolsa Família, as demandas atendidas incluem acesso à saúde (cirurgias, exames e medicamentos pelo SUS), benefícios previdenciários (auxílios como o auxílio-doença, pensão por morte, aposentadorias) e assistenciais (loas) do INSS, FGTS, PIS, benefícios relacionados a programas governamentais federais (Fies, Prouni, Sisu, PMCMV, PAR, seguro-desemprego, seguro-defeso, entre outros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE