Rio Grande do Sul
Procuradoria Especial da Mulher promove campanha para frear escalada de violência
O propósito é disseminar informações e orientações que possam contribuir para reduzir as estatísticas de feminicídios e estupros
Motivada pelo incremento da violência de gênero nos dois últimos anos, a Procuradoria Especial da Mulher lançou a campanha Em Defesa da Vida das Mulheres, que foi destaque no primeiro semestre de 2022.
O propósito é disseminar informações e orientações que possam contribuir para reduzir as estatísticas, segundo as quais ocorrem 2451 feminícidios e 100.398 estupros no país durante a pandemia.
![](https://www.auonline.com.br/uploads/artigos/2022/sm-918096d8400f7aff-5e16.jpg)
Além da cartilha Transformando Leis em Igualdade –Guia da Lei 11340/2006 – Maria da Penha, a iniciativa engloba uma série de ações, como o curso de formação de articuladoras de práticas pedagógicas não-sexistas, em parceria com a UFRGS, PUC-RS e a UNIPAMPA, e a produção pela TV Assembleia de interprogramas para divulgar a legislação sobre os direitos das mulheres e as formas de violência.
Também está em andamento uma consulta pública para colher sugestões de ações, leis e iniciativas com o objetivo de ampliar a defesa das mulheres e a exibição da série Confessionário - Relatos de Casa (com criação, direção e roteiro de Deborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol) na TV AL.
Composta por nove episódios, apresenta casos reais, ocorridos no contexto da pandemia, de violência contra mulheres, interpretados por diferentes atrizes.
Outro evento que movimentou o parlamento gaúcho foi o lançamento da Campanha Nacional das Mulheres do Hip Hop pelo fim do Feminicídio.
A iniciativa, que contou com o apoio institucional da Procuradoria Especial da Mulher, unificou feministas, artistas, grafiteiros, Mcs, B.girls, ativistas de movimentos sociais e lideranças sindicais de diversas cidades gaúchas na denúncia da violência de gênero e no empoderamento feminino.