Rio Grande do Sul
Proerd forma 36 alunos em Entre Rios do Sul
Os formandos são oriundos da escola municipal Padre Réus e da Escola Estadual Barragem do Rio Passo Fundo
Aconteceu na manhã desta sexta-feira (09) em Entre Rios do Sul a cerimônia de formatura de 36 alunos no Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência – Proerd, da Brigada Militar.
Os formandos são oriundos da escola municipal Padre Réus e da Escola Estadual Barragem do Rio Passo Fundo.
Participaram do evento o Comandante da 4ª Cia do 13º BPM Cap. Ailton Cesar Trindade; O Comandante do Pelotão de Nonoai, Vinicius Von Gilsa; o Comandante da Brigada Militar de Entre Rios do Sul, Fernando Carini; o vice-prefeito municipal Sr. Adenilto Conti, neste ato representando o Prefeito municipal Irson Milani; o Presidente da Câmara de Vereadores Senhor Ronaldo Antonio Secco; a Sra. Patricia Lovo Leyter, Secretária da Cidadania e Promoção Social além de outras autoridades civis e militares.
O Comandante da 4ª Cia do 13º BPM Cap. Ailton Cesar Trindade explicou que o Proerd teve sua origem no programa americano Dare (Drug Abuse Resistance Educacion), e começou no Rio Grande do Sul no ano de 1998.
"O programa representa a união de esforços entre Polícia Militar, Escola, Família e Comunidade. Também falou que este é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxílio para as crianças dizerem não às drogas e à violência".
O vice-prefeito, Adenilto Conti agradeceu à Brigada Militar, às instrutoras e a todos que colaboraram para que esta formatura acontecesse e destacou a importância de Programas assim para evitar que nossas crianças e adolescentes entrem nesse caminho infeliz e de difícil retorno que são as drogas e a violência, que só trazem sofrimento para as famílias e comunidade.
A Secretária de Educação Marisa Krause Confortin disse que é com grande satisfação que participa desta formatura pois é testemunha dos benefícios trazidos por este curso ao longo de sua carreira. É gratificante ver os resultados positivos nas crianças.
“Eu fico muito feliz e orgulhosa por termos retomado este curso na rede municipal e escola estadual, e já deixar nosso desejo de seguirmos com o projeto em 2023”.
Na ocasião foram premiados os alunos que escreveram as melhores redações: Gabrielli Vedelago, Mayki Xouxenco e Maria Eduarda dos Santos; foram distribuídos kits de prêmios para todos os estudantes que participaram do Programa com brindes doados pelos patrocinadores do comércio local e de Nonoai.
Também foi premiado o aluno destaque Thalis Fontana, da Escola Municipal Padre Réus que recebeu como prêmio uma bicicleta.
Agradecemos e parabenizamos a todos, Brigada Militar, instrutoras, alunos, professores, pais pelo envolvimento no Programa.