Professor da URI, Fabiano Grazioli, lança obra juvenil na Feira do Livro de Porto Alegre

O escritor erechinense Fabiano Tadeu Grazioli apresenta “Nislau, o pirata do olho de vidro”, novela juvenil que mistura memória e prosa poética, homenageando as raízes culturais do Alto Uruguai gaúcho.

Por Ascom URI Publicado em 29/10/2025 15:43 - Atualizado em 29/10/2025 15:47

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), assim como a cidade de Erechim, estarão representadas na 71ª Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorre a partir de sexta-feira, 31, até o dia 16 de novembro, na Praça da Alfândega, com Martha Medeiros como patrona.

O evento, organizado pela Câmara Rio-Grandense do Livro, terá mais de 300 autores. Entre eles, o escritor erechinense e professor da URI, Fabiano Tadeu Grazioli, por meio da obra Nislau, o pirata do olho de vidro (Physalis Editora, 47 páginas). A obra será lançada na quinta-feira, 6 de novembro, às 16h, na Praça de Autógrafos Maurício Sirotsky Sobrinho.

Foto: Marina Rech

Em Nislau, o pirata do olho de vidro, o escritor Fabiano Tadeu Grazioli mistura memória e prosa poética para contar as histórias de seus avós maternos, capazes de fazer o pêndulo do tempo oscilar entre a alegria e a tristeza, permitindo aos personagens equilibrarem-se na linha da existência.

Esta breve novela juvenil, sob o ponto de vista da criança narradora, com sua inventividade e a quase obsessão pelo olho de vidro do avô, oferece uma camada pessoal e subjetiva para temas familiares importantes, como a convivência com os idosos e a troca intergeracional. Além disso, a história explora o tema da finitude, a partir do olhar inaugural do narrador, e seu primeiro contato com a fragilidade da vida.

Ao relatar os costumes e a cultura da sua família de origem polonesa e italiana, radicada na região do Alto Uruguai gaúcho, o autor presta homenagem à memória dos brasileiros imigrantes de todas as origens. A obra é ilustrada por Alexandre Camanho e tem projeto gráfico de Martina Schreiner.

A professora Maria Antonieta Antunes Cunha, doutora em Letras, escreveu um dos paratextos da obra: “Tive o privilégio, há algum tempo, de ler o original desta bela novela. Agora, relendo-a com a mesma emoção, pude confirmar minha impressão anterior de que estava diante de uma versão gaúcha de nosso Guimarães Rosa! Desejo que a acolhida e o sucesso de Nislau, o pirata do olho de vidro sejam os mesmos das novelas do grande mineiro.” Maria Antonieta é conhecida pela sua ampla, longeva e intensa contribuição à criação, edição e promoção de livros de qualidade para a infância e à juventude no Brasil. É referência nos estudos de literatura infantil e juvenil, desde quando o autor Fabiano era estudante de Letras, na URI, de onde é egresso.

Fabiano Tadeu Grazioli é Doutor em Letras pela Universidade de Passo Fundo e docente do Ensino Superior na URI Erechim, onde também coordena o Projeto de Leitura Tempo de Voo, na Escola de Educação Básica. Seus livros já receberam o Prêmio da FNLIJ na categoria Livro Teórico em 2016 e 2019, além da menção Altamente Recomendável. Sua literatura para a infância já foi selecionada para o catálogo brasileiro na Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália), e para o PNLD Literário (MEC).