ERECHIM
Professora da URI alerta para os perigos do cigarro eletrônico
Palestra educativa com a professora Fernanda Dal'Maso Camera, da URI Erechim, foi realizada no Auditório da instituição, reunindo estudantes do 1º ao 3º ano, bem como os professores do ensino médio.
Alunos do Instituto Federal de Erechim participaram, no dia 6 de dezembro, de uma palestra educativa com a professora Fernanda Dal'Maso Camera, da URI Erechim, docente do Curso de Fisioterapia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, a qual abordou os impactos do cigarro eletrônico na saúde. O evento foi realizado no Auditório da instituição, reunindo estudantes do 1º ao 3º ano, bem como os professores do ensino médio.
A professora Fernanda destacou os riscos associados a esse hábito e compartilhou resultados de pesquisas realizadas no programa em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) da URI Erechim, das mestrandas Neiva de Oliveira Prestes a qual avaliou a caracterização química da fumaça do cigarro eletrônico e sua toxicidade sobre os rins, e de Luana Carla Zambom, que avaliou os efeitos da exposição à fumaça do cigarro eletrônico sobre o coração. Ambas as pesquisas foram realizadas com ratos wistar jovens. Acadêmicos dos Cursos de Fisioterapia e Medicina da URI, bem como bolsistas, também participaram da pesquisa.
Conforme resultados já analisados pelas mestrandas, pode-se afirmar que o cigarro eletrônico causou danos importantes nos rins e no coração de ratos jovens, quando comparados ao grupo controle. A professora Fernanda explica que a ideia é avaliar ratos jovens, pois sabe-se o quanto este tipo de cigarro vem atraindo crianças, adolescentes e adultos jovens.
Segundo a professora responsável pelas pesquisas, os resultados são preocupantes e reforçam a importância de conscientizar a população, especialmente os jovens, sobre os riscos do cigarro eletrônico na saúde ". Ainda, relatou o quanto foi importante a conversa com os alunos, promovendo um momento de grande aprendizado e reflexão. Momentos como este demonstra, também, o quanto a escola está preocupada com os alunos e comprometida, promovendo ações como esta, alertando e ensinando os jovens na busca de um futuro melhor.
Segundo o Professor Alexandro Adário, orientador do grupo responsável em abordar sobre o cigarro eletrônico, “falar sobre um tema tão relevante para a saúde e a vida dos nossos jovens é essencial. A professora Fernanda foi precisa, objetiva e marcante na sua palestra. Foi uma oportunidade ímpar de profundo aprendizado e um momento de reflexão. Ficou ainda mais óbvio a importância de abrirmos espaço para um diálogo contínuo sobre o tabagismo e as drogas em geral”, frisou o professor.
Segundo os alunos Artur Guilherme Rech, Gabriel de Domenico de Camargo, Gabriel Mandelli Garstka e Lucas André Both, a palestra foi interessante para o grupo, já que o tema do Projeto Integrador foi relacionado a este tema. “Na palestra, a professora apresentou, inicialmente, o perfil dos estudantes Ensino Médio Integrado do IFRS-Campus Erechim, dados importantes para a realização do nosso trabalho. Após explicou o que é o cigarro eletrônico e os danos causados por ele na saúde e, por último, as pesquisas realizadas na URI Erechim. Em geral, a apresentação foi muito boa e conseguimos aprender mais para o nosso projeto”, dissesram.
Para finalizar, o Professor Marcos Antônio de Oliveira, responsável por esta atividade, juntamente com o professor Adário, relataram o quanto foi importante este momento para os alunos e agradeceram a participação da professora Fernanda.