Cidade
Professores da Rede Municipal de Erechim recebem curso de Brigada de Incêndio
"Capacitação é muito importante porque envolve ações de prevenção e mitigação de desastres", diz o coordenador da Defesa Civil de Erechim, Ronaldo Manica
A Defesa Civil de Erechim e a Força Voluntária do Alto Uruguai realizaram curso de Brigada de Incêndio para os professores do Sistema Municipal de Ensino, que iniciou na última sexta-feira (11), e continuou, nesta terça-feira (15), no Parque da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE).
O coordenador da Defesa Civil de Erechim, Ronaldo Manica, disse que o treinamento repassou informações sobre como combater um princípio de incêndio, fazer a evacuação de pessoas de um prédio, escola, e, também, a aplicação dos primeiros socorros quando necessário.
Manica comenta que esse treinamento de capacitação dos profissionais da educação, em Brigada de Incêndio, é muito importante porque envolve ações de prevenção e mitigação de desastres. “Fazer com que o desastre não aconteça. E se ocorrer o incêndio, as pessoas estarem preparadas para diminuir os danos humanos e materiais, em função de ter profissionais capacitados para lidar com essa situação”, disse.
Conforme o coordenador da Defesa Civil, o objetivo é fazer com que os professores tenham as informações mínimas de enfrentar um princípio de incêndio, e saibam o que fazer nesta hora. “E isso vai ser decisivo para preservar vidas”, comenta.
O engenheiro de segurança do trabalho e responsável pelo curso, da Força Voluntária Alto Uruguai, Adir Antônio de Lima, disse que nesta capacitação são repassadas informações sobre RT 14/2009 do Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul. “Esse curso é importante para capacitar os professores e funcionários das escolas públicas municipais, para num princípio de incêndio saber combater e como agir, como retirar os estudantes, crianças de dentro da sala de aula em segurança, não deixando ninguém lá”, afirma.
No entanto, Adir ressalta que o principal é capacitar os professores para as ações preventivas. “Que eles vejam um hidrante obstruído, um extintor sem pressão, entendam a importância de estar tudo desobstruído e alinhado conforme as regras".