SEGURANÇA
Professores da UFSM são mortos em assalto a hotel em Mato Castelhano
Conforme a UFSM, os docentes estavam no município para uma viagem de estudos.
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) decretou luto oficial após a morte de dois professores, na madrugada desta quinta-feira, durante roubo a um hotel no município de Mato Castelhano, no Norte do estado.
Em nota, a instituição prestou solidariedade aos amigos e familiares de Fabiano de Oliveira Fortes (46) e Felipe Turchetto (35), com a paralisação das atividades acadêmicas e administrativas do Curso de Engenharia Florestal, onde os docentes atuavam. Até o momento, ninguém foi preso.
A suspeita é que o assalto tenha sido premeditado pelos criminosos. Isso porque, de acordo com a Brigada Militar, os suspeitos são dois homens que estavam hospedados no estabelecimento. Ambos deram entrada na noite de quarta-feira, após chegarem ao local em um Fiat Uno roubado e com placas clonadas. O veículo foi abandonado em frente ao hotel, sendo apreendido nesta manhã.
Próximo às 4h11min, a dupla teria ido ao restaurante da hospedagem e anunciado o roubo aos presentes. Os dois professores e um grupo de alunos teriam chegado no local poucos momentos depois, quando se depararam com um dos assaltantes na porta do estabelecimento. Alguns deles conseguiram fugir, mas outros acabaram sendo rendidos.
O grupo de reféns, entre eles os dois professores, foi obrigado a deitar no chão. A proprietária do hotel foi amarrada e levada para um cômodo separado, onde foi forçada a transferir valores via Pix.
A sequência de acontecimentos ainda não está clara mas, de acordo com registros do 3º Regimento de Polícia Montada (3º RPMon), as duas vítimas teriam sido baleadas e mortas no momento em que tentavam se levantar do chão. Quando os militares chegaram no local da ocorrência, os bandidos já tinham fugido. A suspeito é que eles embarcaram em um Ford Fusion Preto para se evadir da cena do crime.
O Hotel Romanttei não possuía câmeras de segurança, nem registro de hóspedes.
Conforme a UFSM, os docentes estavam no município para uma viagem de estudos. Eles e mais um professor acompanhavam um grupo de 15 estudantes do curso de Engenharia Florestal para uma visita de campo à Floresta Nacional de Passo Fundo, que fica em Mato Castelhano. A excursão era parte da disciplina de Práticas Florestais.