Profissionais da Assistência Social de Erechim participam de curso sobre trabalho com famílias e metodologias participativas

As profissionais atuam nos setores do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) e dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) do município.

Por Redação/Comunicação PME Publicado em 15/08/2025 11:08 - Atualizado em 15/08/2025 11:20

As servidoras Cleonara Hermann, Vanderléia Fruscalso de Almeida, Janaína Bonzanini e Natallie Vieira, da Secretaria de Assistência Social de Erechim, participaram, nos dias 13 e 14 de agosto, de uma capacitação voltada ao trabalho social com famílias e ao uso de metodologias participativas no atendimento à população. As profissionais atuam nos setores do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) e dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) do município.

O curso foi realizado na Escola FAMURS, em Porto Alegre, e conduzido pelas assistentes sociais Claudia Giongo e Marlene Fiorotti, reconhecidas por sua ampla experiência em consultoria e assessoria na área da política de assistência social.

O evento reuniu trabalhadores da assistência social de diversos municípios do Rio Grande do Sul, promovendo um espaço enriquecedor de troca de experiências, reflexões e construção coletiva de saberes.

A metodologia utilizada envolveu dinâmicas em grupo e rodas de conversa, permitindo que os participantes compartilhassem suas vivências e discutissem estratégias de atendimento mais eficazes, respeitosas e acolhedoras.

Para a técnica Janaína Bonzanini, a formação foi um momento de aprendizado e fortalecimento da prática profissional:

“Foi um momento valioso de reflexão e troca, no qual pudemos repensar alguns pontos de nossos atendimentos, buscando conduzir as situações de forma ainda mais adequada, para que os usuários se sintam acolhidos e respeitados, qualificando assim cada vez mais a prática profissional.”

A facilitadora Claudia Giongo destacou a relevância desses encontros para o aprimoramento do trabalho nos territórios:

“É maravilhoso poder trazer informações e compartilhar conhecimentos com as técnicas presentes. Ver elas associando o conteúdo explicado às suas vivências e à realidade de seu município nos mostra que a didática está funcionando. Estamos trabalhando em uma espécie de teórico/prático para facilitar o entendimento.”

A participação das profissionais de Erechim reforça o compromisso do município com a formação contínua das equipes e com a qualificação do atendimento às famílias, por meio de práticas mais humanas, participativas e alinhadas com as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Fotos: Edson Souza Júnior – SMAS PME