Cidade
Profissionais das Escolas Municipais de Erechim realizam formação de primeiros socorros
A Lei Lucas obriga as Escolas Públicas e Privadas, além de espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.
A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a URI Erechim, através do curso de Enfermagem, realizou nos dias 19 e 20 de julho a Formação Lei Lucas - primeiros Socorros.
Participaram da formação todos os profissionais que atendem direta ou indiretamente as crianças/estudantes das Escolas Municipais: professores, auxiliares, motoristas, cozinheiras, estagiários e higienização, totalizando um público de 1200 pessoas.
"A Escola em sua dinâmica diária faz desse treinamento uma forma de salvar vidas e evitar o sofrimento", comentou a professora Ângela Brustolin, coordenadora do Curso de Enfermagem da URI.
Sobre a Lei
A Lei Lucas, Nº 13.722/18 foi sancionada no dia 04/10 e obriga as Escolas Públicas e Privadas, além de espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.
A necessidade dessa lei ficou evidenciada depois de um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos de idade, que perdeu a vida em um simples passeio escolar. O motivo foi uma asfixia mecânica que ocorreu em questão de minutos, ou seja, ele se engasgou com um pedaço de salsicha do cachorro-quente que serviram no lanche. Infelizmente a vítima não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e adequada pois não havia profissionais qualificados neste tema em sua escola. A fatalidade poderia ter sido evitada se houvesse preparo e treinamentos periódicos.
"O bem mais precioso que temos é a vida, e no dia a dia da escola podem ocorrer incidentes que requerem cuidados imediatos, por isso precisamos estar preparados. A prevenção é a melhor forma de garantir essa segurança e a preservação da vida”, destacou a secretária adjunta de Erechim, Greicimara Samuel do Nascimento.