Programa Arborização + Segura da RGE planta 122 novas mudas em Gaurama
As espécies escolhidas são adequadas ao ambiente urbano e priorizam a segurança da população e das redes elétricas.
Neste mês, a RGE realizou o Programa Arborização + Segura em Gaurama, com o plantio de 122 mudas na primeira quinzena, somando-se às 525 já plantadas em edições anteriores no município. As espécies escolhidas são adequadas ao ambiente urbano e priorizam a segurança da população e das redes elétricas. O projeto conta com o planejamento técnico em parceria com o poder público municipal, incluindo a recomposição florestal em áreas distantes da rede elétrica com árvores de grande porte, e espécies de menor porte sob a fiação.
No total, o programa já plantou mais de 42 mil árvores em 72 municípios, com um investimento superior a R$ 9,7 milhões. Entre os benefícios estão o sombreamento, a melhoria da qualidade do ar, o controle da temperatura e a redução da poluição visual. A RGE alerta para que a população evite plantar árvores inadequadas próximas à rede elétrica.
Consciente da importância em manter um trabalho permanente de orientação para a população, as distribuidoras do Grupo CPFL trabalham fortemente a campanha de segurança “Guardião da Vida”. Além de dicas e conselhos para a população em geral e trabalhadores dos centros urbanos, a campanha traz informações sobre os cuidados que devem ser levados em consideração ao executar um trabalho de poda.

Confira algumas dicas de segurança:
· Jamais faça podas quando a árvore está muito próxima da rede elétrica ou dos galhos tocando nos fios.
· Nos casos em que galhos ou copa de árvores apresentem riscos e danificando os fios de energia elétrica, solicite avaliação da RGE através dos canais de atendimento da empresa. Basta acessar www.rge-rs.com.br , baixar o app CPFL Energia (disponível para Android e iOS) ou entrar em contato pelo WhatsApp (51) 99955-0002 ou pela central de atendimento 0800 970 0900.
· Para que seja possível uma intervenção imediata, caso ocorram falhas na rede elétrica, a comunicação deve ser feita na Central de Atendimento da distribuidora.
· Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção sem fornecimento de energia, o cliente deverá utilizar o serviço Falta de Energia para comunicar a situação e nunca realizar essas condições.
· A responsabilidade pelas podas de árvores é da Prefeitura Municipal. As empresas do Grupo CPFL podem realizar-se somente em casos de extrema necessidade, como em situações emergenciais de risco para a população e a rede elétrica.
· Na dúvida entre sempre em contato através de um de nossos canais de atendimento e receba orientações para uma construção segura.