Cidade
Programa da Prefeitura de Aratiba incentiva irrigação e fertirrigação
O IRRIGA ARATIBA é uma iniciativa que vai beneficiar produtores que queiram investir em irrigação e fertirrigação em suas propriedades.
A prefeitura de Aratiba acaba de lançar um importante programa de fomento à agricultura do município: O IRRIGA ARATIBA, que faz parte das ações do plano de governo do prefeito Gilberto e do vice Carbonera.
Trata-se de uma iniciativa que vai beneficiar produtores que queiram investir em irrigação e fertirrigação em suas propriedades.
A prefeitura vai subsidiar 25% do valor que o produtor terá para fazer seu projeto, até um limite de R$ 250 mil reais por propriedade.
Os primeiros projetos já foram encaminhados e tem até produtor que já colocou em prática seus investimentos. Um dos beneficiados pelo programa é o produtor Claudir Baioco. De acordo com ele, um dos problemas enfrentados por criadores de suínos é o descarte correto dos dejetos e o sistema auxiliará neste sentido. “O sistema que instalamos vai possibilitar distribuir o dejeto na propriedade, adubando o solo que usaremos para pastagens, além claro, de quando necessário fazermos a irrigação da área. É um programa fundamental para nós, vai ajudar muito a agricultura”, ressalta ele que além de atuar na suinocultura, também possui criação de gado de corte.
O secretário de Agricultura de Aratiba, Joarez Miechuanski salienta que este é um relevante investimento da Administração Municipal no agronegócio. “É uma maneira pode ampliar o potencial produtivo das propriedades. Temos muitos recursos hídricos e de dejetos suínos que podem ser aproveitados pelos nossos produtores”, explica.
A irrigação é feita a partir de água que é lançada nas lavouras. Já a fertirrigação tem um processo semelhante, só que leva até a lavoura os dejetos de suínos, sem a necessidades de transporte dos mesmos por máquinas e outros implementos.
“Nós vínhamos tendo custos elevados no auxilio aos produtores na questão dos dejetos suínos, ocupando caminhos de distribuição para levar o dejeto até a lavoura. Com este programa, os custos da prefeitura acabam sendo menores e mais eficazes”, amplia o secretário.
Produtores que desejarem acessar o programa devem buscar mais informações diretamente na Secretaria de Agricultura de Aratiba.
Estima-se que uma lavoura irrigada e fertirrigada pode render até 200% a mais no caso do milho ou até dobrar a produção de pastagens.