Programa de Incubação do CIT impulsiona inovação e empreendedorismo em Erechim

Evento final reúne especialistas, talentos locais e projeta novo ciclo de negócios inovadores no ecossistema regional

Por Redação Publicado em 31/07/2025 12:19 - Atualizado em 31/07/2025 12:25

Na noite desta terça-feira (30), o Polo de Cultura da ACCIE, sede do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), foi palco da etapa final do processo seletivo do Programa de Incubação. Em um ambiente de entusiasmo e expectativa, cinco projetos finalistas apresentaram suas soluções diante de uma banca avaliadora formada por especialistas do ecossistema de inovação e um público atento. A iniciativa representa um passo importante no fortalecimento da cultura empreendedora e inovadora em Erechim.

O coordenador de Inovação, Fabricio Oliveira, destacou o papel estratégico do CIT como agente de conexão entre talentos, ideias e oportunidades: “O Programa de Incubação é uma política pública inteligente, que investe no potencial local e prepara empreendedores para atuar em mercados competitivos. O resultado de hoje é fruto de colaboração, trabalho e visão de futuro.”

A banca avaliadora contou com representantes da URI Erechim, UriTech, empresas âncoras como Cavaletti, Kentech e Mobile, além de técnicos do SENAI, SEBRAE-RS e do Programa INOVA RS.

Após uma criteriosa seleção documental e entrevistas, cinco projetos foram aprovados com pontuação mínima de 60% e farão parte do novo ciclo de incubação:

- Grãon Pós-Colheita

- SaldoO Software

- A Sócia

- Ellite PlayGrounds

- Manufatura Aditiva

Cada equipe teve cinco minutos para apresentar sua proposta e um minuto para responder às perguntas da banca. A diversidade e o potencial das ideias confirmam a qualidade dos empreendimentos desenvolvidos na cidade.

A realização do pitch reafirma o compromisso da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, com políticas públicas que incentivam a inovação, a geração de renda e a criação de novos negócios. Com o início de um novo ciclo de mentorias, capacitações e conexões estratégicas, o CIT amplia seu impacto no cenário local e regional, preparando empreendedores para transformar ideias em soluções sustentáveis e competitivas.

* Com informações da Comunicação PME