Programa de Pagamento por Serviços Ambientais visa ampliar ações e incentivar a produção sustentável
Visita técnica a projeto de produção de araucárias enxertadas, no Paraná, amplia referências para a segunda fase do programa, que passa a incentivar práticas produtivas sustentáveis no meio rural de Erechim
Preservar a água, recuperar áreas degradadas e, ao mesmo tempo, criar novas oportunidades de renda para o produtor rural. É com essa visão que Erechim está dando um novo passo no Programa de Recuperação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que agora entra em uma fase voltada à produção sustentável.

Na sexta-feira (28), representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Erechim estiveram em Bituruna, no Paraná, para conhecer de perto o projeto Força das Araucárias, iniciativa que utiliza araucárias enxertadas para reduzir significativamente o tempo necessário para a produção de pinhão.

A tecnologia chama atenção por unir preservação ambiental e oportunidade econômica: além de contribuir para a conservação de uma espécie símbolo da região Sul, a araucária enxertada pode oferecer retorno ao produtor em menos tempo, tornando-se uma alternativa de produção sustentável.

Reconhecido nacionalmente pelo Prêmio Prefeitura Empreendedora (PSPE), do Sebrae, na categoria Sustentabilidade & Meio Ambiente, o PSA é uma iniciativa da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, criada para proteger recursos essenciais para a cidade, como água, solo, florestas e biodiversidade, ao mesmo tempo em que valoriza quem vive e produz no campo.
🌱 Uma nova etapa: conservar e produzir
Segundo a diretora do PSA, Cassiê Bortolassi, o programa chega a uma nova fase depois de concentrar seus primeiros anos na conservação ambiental.
“O Eixo 1 focou na proteção e conservação de nascentes, APPs e margens de cursos d’água, recuperação de áreas degradadas, controle de erosão, enriquecimento da vegetação nativa, conservação da biodiversidade e dos habitats e proteção da qualidade dos recursos hídricos.”
Agora, o Eixo 2 amplia essa atuação e busca mostrar que produzir e preservar podem caminhar juntos.
Entre as iniciativas previstas estão o incentivo à apicultura e meliponicultura, plantio de árvores nativas frutíferas, araucária enxertada, erva-mate, conservação do solo com cobertura permanente e implantação de floresta energética e apícola.
💧 Água preservada começa no campo
Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, os quatro anos do PSA já demonstram resultados importantes na preservação dos recursos naturais que abastecem Erechim.
A participação dos produtores rurais é considerada fundamental nesse processo. Agora, a proposta é avançar ainda mais, incorporando atividades que possam gerar renda, fortalecer as propriedades rurais e ampliar a proteção ambiental.
“Hoje, estamos conseguindo preservar as nascentes, cursos d’água, que produzem a água que abastece Erechim, as matas ciliares e a floresta nativa, graças aos nossos produtores rurais, que acreditaram no programa. Agora, queremos avançar mais um passo incentivando a produção sustentável junto com os espaços de conservação.”
🐝 Mais renda, mais natureza e um futuro sustentável
A nova fase aposta em atividades capazes de transformar a conservação ambiental em uma oportunidade concreta para as famílias do campo.
Um dos exemplos é a apicultura, considerada estratégica não apenas pela produção de mel, mas também pelo papel das abelhas na polinização e, consequentemente, na produção de alimentos.
Outra aposta é a araucária enxertada, tecnologia que pode contribuir para preservar a espécie e, ao mesmo tempo, permitir que o produtor tenha retorno econômico em um período menor.
“Queremos valorizar as práticas produtivas sustentáveis que gerem renda, fortaleçam os produtores rurais e, ao mesmo tempo, cuidem do meio ambiente”, destaca Cristiano Moreira.
🌎 Meio ambiente como estratégia para o futuro
O prefeito Paulo Polis reforça que a política ambiental não está isolada das demais áreas da administração pública. Para ele, preservar o meio ambiente significa também investir diretamente na qualidade de vida e na saúde da população.
A pauta envolve a preservação dos recursos naturais, bem-estar animal, planejamento urbano, desenvolvimento econômico, saúde pública, gestão de resíduos e produção de alimentos.
Com o avanço do PSA, Erechim busca consolidar uma ideia cada vez mais importante: a preservação ambiental não precisa ser vista como obstáculo ao desenvolvimento — pode ser justamente uma das bases para um desenvolvimento mais inteligente, sustentável e duradouro.
Como participar
Produtores interessados em conhecer o programa, saber quais iniciativas podem ser desenvolvidas ou obter outras informações podem procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
📍 Endereço: Avenida Germano Hofmann, 351 – Centro, Erechim
📞 Telefone: (54) 3250-7007
Fotos: SMMA PME