Programa de PSA de Erechim é destaque em fórum estadual sobre pecuária e sustentabilidade

Município foi convidado a apresentar o case de sucesso no Fórum da Pecuária de Corte e Leite, em Caxias do Sul.

Por Redação/Comunicação PME Publicado em há 8 horas

O Programa de Recuperação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) de Erechim foi apresentado como case de referência durante a 7ª edição do Fórum da Pecuária de Corte e Leite nos Campos de Altitude do RS, realizado em Caxias do Sul, na região de Criúva.

O convite feito à Secretaria Municipal de Meio Ambiente reforça o reconhecimento estadual ao trabalho desenvolvido em Erechim, especialmente pela sua atuação na preservação de recursos hídricos, valorização dos produtores rurais e promoção da gestão ambiental participativa.

Com pouco mais de três anos de execução, o PSA vem se consolidando como modelo de eficiência ambiental, despertando o interesse de municípios e instituições que buscam implantar ações semelhantes, principalmente em bacias de captação de água.

Reconhecimento e novas oportunidades


A apresentação foi feita pela diretora do PSA, Ariane Pasuch, que destacou a importância do espaço de troca com representantes de diversas regiões do Estado.

Foi uma satisfação levar o nome de Erechim para um evento com representantes de diferentes segmentos e instituições estaduais. É uma oportunidade de mostrar o trabalho que realizamos e, ao mesmo tempo, de abrir portas para novas parcerias que possam fortalecer ainda mais as ações junto aos nossos agricultores”, afirmou Ariane.

O evento reuniu cerca de 200 participantes, entre produtores rurais, técnicos, estudantes e profissionais do agronegócio, e foi promovido pelo programa Juntos para Competir (parceria entre Sebrae RS, Senar/RS e Farsul), com apoio da Secretaria de Agricultura de Caxias do Sul, Emater, Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares (STR).

Participação voluntária e abrangência


A diretora também reforçou que a adesão ao PSA é voluntária e pode ser feita a qualquer momento.

“Embora a prioridade sejam as propriedades localizadas às margens dos rios utilizados para o abastecimento, todas as áreas dentro do perímetro municipal podem participar”, explicou.

Atualmente, o PSA contempla as bacias dos rios Leãozinho, Ligeirinho, Campo, Cravo, Suzana e Dourado.

Fotos: SMMA/PME