Agro
Programa Monitora Ferrugem detecta ocorrência de esporos no RS
O produtor deve ficar atento e acompanhar as informações divulgadas pelo site do Programa para embasar suas decisões na aplicação de fungicidas nas lavouras no momento certo.
A Emater/RS-Ascar lança um alerta para a ocorrência de esporos da ferrugem-asiática nas lavouras de soja na região Noroeste do RS. De acordo com o assessor técnico e extensionista Elder Dal Prá, o Programa Monitora Ferrugem possui em torno de 50 coletores de esporos distribuídos no território gaúcho. A ocorrência dos esporos de Phakopsora pachyrhizi foi detectada na última semana, poucos dias após o início do monitoramento da doença no Estado, em 10 de outubro. “A presença de esporos nesse momento pode ocasionar a ocorrência de ferrugem de forma precoce em lavouras dessa região, e os produtores devem estar atentos para evitar maiores danos no desenvolvimento da cultura”, avalia Dal Prá.
O monitoramento de esporos de P. pachyrhizi, e sua associação com sistemas de previsão baseados em informações meteorológicas, é uma estratégia importante para o manejo da ferrugem, pois permite detectar a presença de esporos antes da ocorrência da doença no campo e, dessa forma, os técnicos e produtores podem planejar as aplicações de fungicidas baseadas na interação entre a cultura, a presença de esporos e as informações meteorológicas.
Com o objetivo de suporte ao manejo da ferrugem-asiática da soja nas regiões produtoras, o Programa Monitora Ferrugem RS coleta os esporos e avalia as condições meteorológicas, semanalmente, e divulga no site do Programa (https://www.emater.tche.br/site/monitora-ferrugem-rs/) o mapa da ocorrência de esporos e o mapa da previsibilidade de risco climático para a doença.
“O produtor deve ficar atento e acompanhar as informações divulgadas pelo site do Programa para embasar suas decisões na aplicação de fungicidas nas lavouras no momento certo”, orienta Dal Prá.
Programa Monitora Ferrugem RS
O monitoramento de esporos de Phakopsora pachyrhizi, fungo causador da ferrugem-asiática da soja, teve seu início na safra 2019-2020, a partir de um projeto piloto. Na safra agrícola 2020-21 esse projeto se aprimora com a inclusão de um sistema de previsão do risco climático, dando início ao Programa de Monitoramento da Ferrugem-Asiática da Soja no RS – Programa Monitora Ferrugem RS.