Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Agro

Programa Sentinela começa monitoramento das áreas de fronteira

Programa tem área de abrangência de 1.200 quilômetros de faixa de fronteira, envolvendo 59 municípios com 64.842 propriedades rurais e rebanho de 4,4 milhões de cabeças

Ascom
por  Ascom
08/07/2020 17:19 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Programa de Vigilância Sanitária Animal de Fronteira – Sentinela, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), entra em execução nesta quarta-feira (08) monitorando as fronteiras do Rio Grande do Sul com o Uruguai e a Argentina.

O programa tem área de abrangência de 1.200 quilômetros de faixa de fronteira, envolvendo 59 municípios com 64.842 propriedades rurais e rebanho de 4,4 milhões de cabeças. A metodologia de trabalho prevê a distribuição das equipes e o gerenciamento das atividades em quatro blocos: Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja e Santa Rosa.

"Nosso esforço é para fortalecer a fiscalização nas cidades que fazem fronteira com Argentina e Uruguai, a fim de garantir maior proteção ao nosso rebanho. É mais um grande passo para alcançamos o nosso objetivo que é tornar o Estado livre de aftosa sem vacinação", afirma o secretário Covatti Filho.

O Sentinela conta com 36 profissionais divididos em 12 equipes sendo 24 médicos veterinários e 12 técnicos agrícolas. Em cada um dos quatro blocos, 3 equipes realizarão revezamentos, trabalhando 8 dias consecutivos em sequência. Utilizou-se de recursos de inteligência como análises de risco e análises de rede das movimentações animais na região de fronteira, numa faixa que vai desde o Chuí até Derrubadas.

O trabalho de inteligência, com a utilização de ferramentas como análise de rede de movimentação animal, realizado em parceria com a Universidade Estadual da Carolina do Norte e patrocinado pelo Fundesa, permite que com uma equipe reduzida se possa apresentar um trabalho de fiscalização que otimiza os recursos e presta um serviço de defesa sanitária animal eficiente, através da escolha de propriedades chaves e rotas preferenciais.

O programa conta com o patrocínio do Fundesa (Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal) e já tem convênio firmado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A operacionalização se dará também por meio de novos convênios entre a Seapdr e outras pastas e órgãos da administração do Estado e do governo federal, principalmente com os setores de segurança pública.

O projeto piloto do Programa Sentinela ocorreu no bloco de Jaguarão entre os dias 18 e 24 de junho e foi considerado exitoso. As equipes monitoraram a fronteira entre o Chuí e Dom Pedrito, num total de 10 municípios e em uma área de 250 quilômetros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE