Erechim

Programa Vereador Mirim é retomado em Erechim com foco na formação cidadã de jovens

Iniciativa da Câmara Municipal envolve estudantes do ensino fundamental em vivências práticas sobre o papel do Legislativo

Por Redação/Carla Emanuele Publicado em 24/06/2025 08:23 - Atualizado em 24/06/2025 08:40

Na manhã desta segunda-feira (23), às 8h, foi oficialmente retomado o Programa Vereador Mirim em Erechim, uma iniciativa que visa fortalecer a formação cidadã de estudantes do município. A primeira escola visitada nesta nova edição foi a Escola Estadual de Ensino Médio Dr. João Caruso, onde cerca de 140 alunos, distribuídos em cinco turmas, participarão da experiência.

Durante o encontro, o presidente da Câmara de Vereadores de Erechim, Fifo Parenti, apresentou os objetivos do programa, que busca aproximar os jovens do conhecimento político e do exercício da cidadania.

“O Programa Vereador Mirim tem como objetivo promover a interação entre a Câmara de Vereadores de Erechim e as escolas municipais, estaduais e particulares, permitindo ao estudante compreender o papel do Poder Legislativo dentro do contexto social em que vive”,
destacou Parenti.
“É uma oportunidade de conhecer na prática o funcionamento do Poder Legislativo Municipal, representando as figuras dos vereadores. O mandato será de um ano”, completou.

A diretora da escola, Aline Jacuboski Bianqui, ex-aluna da instituição, ressaltou a importância da proposta e sua contribuição para uma educação mais democrática e humanista.

O programa é coordenado pelo servidor legislativo Miguel Ângelo Marmentini e terá duração de dois anos, com uma estrutura planejada para proporcionar vivência prática e aprendizado institucional.

Etapas do Programa

1º Ano – Etapa Eleitoral e de Formação
Inscrição: Alunos de 12 a 15 anos, do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, podem se candidatar.

Campanha e Eleições: Realizadas nas escolas, com votação entre os próprios estudantes.

Resultado: O aluno mais votado será eleito vereador mirim; o segundo colocado será suplente.

Reunião Preparatória: Encontro com os eleitos e sorteio dos vereadores padrinhos.

Sessão Especial: Diplomação dos vereadores mirins e entrega de certificados aos suplentes. Também ocorre a eleição da mesa diretora da Câmara Mirim.

Viagem de Estudos: Visita à Assembleia Legislativa e ao Palácio Piratini, em Porto Alegre.

2º Ano – Atuação Parlamentar

Realização de seis sessões ordinárias na Câmara de Vereadores de Erechim.

Os vereadores mirins poderão apresentar proposições, pedidos de providência, projetos e requerimentos. Se aprovadas, as propostas serão encaminhadas aos órgãos competentes por meio dos vereadores padrinhos.

Participação Estudantil

Entre os jovens interessados, a estudante Yasmin Salcher, da Escola João Caruso, demonstrou entusiasmo:

“Me interessei, pois me acho uma pessoa muito responsável. Gostei do projeto e me sinto preparada para fazer parte disso, dar conta, ajudar as pessoas com projetos novos.”


Outra escola visitada foi a Escola Estadual de Ensino Médio Irany Jaime Farina, referência em ensino integral desde 2014, que conta com 320 alunos. Cerca de 65 estudantes, do 6º ao 8º ano, participarão do programa.

A aluna Karlimar, da turma 59, falou com orgulho sobre sua motivação:

“Quero representar a escola Irany Jaime Farina, pois me considero uma aluna caprichosa. Seria bom ao menos ter um estrangeiro representando uma escola brasileira.”


Com a retomada do Programa Vereador Mirim, Erechim reforça seu compromisso com a formação de uma geração mais consciente, participativa e comprometida com a democracia e o bem público.