Cidade
Programa Vida e Saúde encerra suas atividades deste ano
Um total de nove grupos atuaram de maneira abrangente, proporcionando assistência à saúde em diferentes unidades do município.
No encerramento do ano de 2023, a Prefeitura de Erechim, por meio a Secretaria de Saúde, celebrou o término das atividades de todos os grupos do Programa Vida e Saúde. Um total de nove grupos atuaram de maneira abrangente, proporcionando assistência à saúde em diferentes unidades do município.
Os nove grupos foram distribuídos estrategicamente nas seguintes Unidades Básicas de Saúde: UBS Centro, com encontros no Ambulatório de Saúde Mental e no Bairro Demoliner; UBS São Cristóvão, abrangendo Santa Isabel, Aeroporto e Academia de Saúde; UBS Capoerê, concentrando-se na própria Unidade; UBS Estevão Carraro, com atividades na UBS e no Povoado Argenta; e, por fim, o Grupo Vida e Saúde do CAPS II - Renascer. Vale ressaltar a participação do Coral do CAPS II no Programa Vida e Saúde, coordenado pela assistente social Cláudia Paiva.
O Programa Vida e Saúde, realizado mensalmente nas UBS e demais estabelecimentos citados acima, é coordenado por uma equipe multidisciplinar. A nutricionista Cleusa de Vargas lidera o grupo, contando com a colaboração das psicólogas Janete W. Lazzari, Andreia P. Wollmann, Leila G. Costa, Cristiane Fioretin (Chefe do Serviço de Distribuição de Medicamentos), enfermeiros (Cristiane, Jessica, Livania e Sonia), técnicos de enfermagem, agentes de saúde, Programa Primeira Infância Melhor e demais profissionais das UBS, CAPS II e Secretaria de Saúde.
Cleusa de Vargas destacou os objetivos para 2024, ressaltando que o Programa Vida e Saúde existe desde 2007 na rede básica de saúde do município. “O projeto visa auxiliar no controle de peso de pacientes obesos, promovendo mudanças de hábitos alimentares e adoção de estilos de vida saudáveis”, explicou a nutricionista.
Além disso, graças ao incentivo financeiro recebido do governo federal para o setor de nutrição, os participantes do Programa puderam contar com camisetas, garrafas para água e bolsas, contribuindo para uma experiência mais completa e integrada. Por fim, é importante ressaltar que pessoas acima de 18 anos de ambos os sexos interessadas no Programa Vida e Saúde podem obter mais informações nas Unidades Básicas de Saúde do município.